Portal da Cidade Foz

Livros

Biblioteca Municipal Elfrida Engel completa 59 anos com nova identidade visual

Para marcar o aniversário, espaço ganhou uma nova identidade visual, ressaltando a diversidade e as belezas naturais de Foz do Iguaçu.

Publicado em 06/09/2022 às 13:18

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

A Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios ganhou uma nova identidade visual para comemorar o aniversário de 59 anos, completados nesta terça-feira, dia 06 de setembro. 

A logomarca, produzida pelo publicitário e servidor da Fundação Cultural Mac Fernandes, traz elementos da diversidade - representada pelas cores e os livros - e as belezas naturais da cidade, com as Cataratas do Iguaçu. 

A produção atendeu a pedidos da própria equipe da Biblioteca Pública, que está cada dia mais moderna e conectada às redes sociais. “A ideia era comemorar o aniversário com uma nova identidade visual, valorizando nosso acervo, a diversidade de Foz do Iguaçu e a nossa maravilha natural” explica a auxiliar de biblioteca Teresa Gonçalves. 

A nova produção já pode ser vista no Instagram da Biblioteca (@bibliotecapublicafoz), onde também é possível encontrar dicas de leitura, curiosidades e informações sobre os autores. Na rede social, a equipe se conecta de uma forma criativa, atraindo cada vez mais seguidores. 

“Muitas pessoas se reconectaram com a Biblioteca, outras nem conheciam nosso espaço e vieram conhecer. Este foi um importante passo de modernização e compartilhar conteúdos com nossos usuários e seguidores é gratificante”, afirma a bibliotecária Ana Gabriela Borges Freitas. 

Acervo

A Biblioteca Pública possui cerca de 70 mil exemplares de livros, revistas e jornais. Todas as obras estão catalogadas por temas e em espaços distintos, para facilitar a busca.

Existem ainda livros em braile e em formato de áudio para deficientes visuais. Todo material está à disposição da população, seja para estudos e pesquisas no local (com salas climatizadas e wifi) ou empréstimo de uma obra, que pode permanecer por até sete dias com o leitor, podendo ser renovado por igual período via Whatsaap. 

Cadastro

Para fazer o empréstimo de algum livro, basta ter um cadastro na Biblioteca. Um documento pessoal com foto e um comprovante de residência são necessários para fazer a carteirinha. Depois disso, é só escolher a obra e desfrutar da leitura. 

História

Criada em 06 de setembro de 1963, na gestão do então prefeito Emílio Gomes, a Biblioteca leva o nome da pioneira Elfrida Engel Nunes Rios, filha de Frederico Engel e Carolina Engel Becker, os primeiros hoteleiros da cidade com o Hotel Brasil, que em 1916 hospedou Alberto Santos Dumont. Elfrida foi fundadora da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), batalhadora pelas causas sociais, incorporando-se à criação da Santa Casa Monsenhor Guilherme.

Também foi autora do primeiro roteiro turístico de Foz do Iguaçu, sendo personagem central do Guia do Turismo de Foz do Iguaçu. A primeira sede da biblioteca funcionou em uma das salas da prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, em seguida no prédio do Fozhabita, na extinta Câmara Junior e no final da década de 1980, na Escola Parigot de Souza. Desde 1997, está instalada na atual sede da Fundação Cultural, onde, em 2002, foi criada também a Biblioteca Infanto-Juvenil. 

Biblioteca Pública de Foz do Iguaçu

Funcionamento de Segunda à Sexta das 8h às 14h

Telefone: (45) 3521-1514

Whats: (45) 99820-0602

https://linktr.ee/bibliotecapublicafoz

Rua: Benjamin Constant, 62.

Fonte:

Deixe seu comentário