Portal da Cidade Foz

Brasil e Argentina se unem novamente para divulgar as Cataratas

O anúncio das ações foi feito nesta terça-feira (26), no Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu.

Publicado em 26/05/2015 às 04:53

Três anos depois da consagração das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, comitês locais do Brasil e Argentina se unem para uma série de ações de promoção e divulgação, previstas para os próximos três anos. Esse trabalho, que conta com apoio da Itaipu Binacional e do governo da província de Missiones, tem a chancela da fundação suíça New Seven Wonders, que organizou o concurso mundial para escolha das maravilhas.

Entre as ações, está a campanha “Wonder Love”, no dia de São Valentim (14 de fevereiro), quando na maior parte dos países se comemora o dia dos namorados; o “Cataratas Day”, para marcar o dia 11 de novembro, quando foi feito o anúncio dos atrativos vencedores do concurso mundial (consagrados em maio de 2012); campanhas integradas com as outras seis maravilhas; e a participação em pelo menos seis grandes eventos internacionais de turismo.

O anúncio das ações foi feito nesta terça-feira (26), no Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu, pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, que foi responsável pelo comitê Vote Cataratas no lado brasileiro; Marcelo Almada, do comitê argentino Voto Cataratas; e Jean-Paul de la Fuente, diretor da fundação New Seven Wonders. Para a atuação em conjunto, foi criado o comitê Visit7Wonders.

Durante o evento, também foi apresentado um vídeo da Samsung, com imagens do Parque Nacional do Iguaçu e da Usina de Itaipu, que a empresa vai distribuir em lojas do mundo inteiro onde são vendidos os televisores da empresa com a tecnologia 4K, também chamada de ultra HD. O vídeo conclui com a mensagem \"Iguaçu-Iguazú inesquecível\". Gilmar Piolla informou que está sendo negociado com a Samsung para que as imagens sejam também utilizadas em celulares e tablets da empresa.

Visibilidade

Segundo Gilmar Piolla, a eleição como uma das maravilhas “foi uma das maiores ações até hoje para dar visibilidade e promover as Cataratas do Iguaçu”. Uma pesquisa feita no Brasil mostrou que 55% das pessoas que não conheciam o destino tinham interesse em vir a Foz do Iguaçu por saber que aqui está uma das maravilhas da natureza. “É uma conquista que não podemos deixar que seja esquecida”, afirmou.

Marcelo Almada lembrou que a eleição das Cataratas foi assunto em mais de um milhão de publicações do mundo inteiro. “O impacto de marketing foi poderoso e a um custo bem baixo”, disse.

A campanha Wonder Love, no dia de São Valentim de 2013, atingiu um público de 1,2 milhão de pessoas de 122 países, enquanto o Cataratas Day, em 11 de novembro do ano passado, teve mais de 3 milhões de visualizações. Ainda hoje há pessoas que postam fotos com a hashtag #cataratasday.

 

Em conjunto

A divulgação em conjunto das sete maravilhas será feita em grandes feiras internacionais de turismo. Já foram selecionadas as feiras da Inglaterra, Espanha, Alemanha, Rússia e Emirados Árabes, além da World Travel Market Latin America, que Foz do Iguaçu sedia no ano que vem. Haverá ainda outras ações, principalmente em redes sociais, e o compromisso de que cada um dos destinos divulgue os demais, “mostrando que fazem parte de um grupo”, como lembrou de la Fuente.

Outra ideia que deverá ser desenvolvida ao longo desses três anos é a integração com as sete maravilhas construídas pelo homem, que, no caso do Brasil, inclui o Cristo Redentor. “Essa integração aumenta as potencialidades de divulgação”, disse Piolla, lembrando ainda que, entre as maravilhas da natureza, o Brasil divide com o Peru e outros países a Amazônia. Almada, por sua vez, destacou que eventos importantes, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, também poderão ser alvo de campanhas específicas para atrair turistas às Cataratas.

Decisivo

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Licério Santos, disse que a eleição entre as maravilhas da natureza é “um fator decisivo” para que a maioria dos turistas visite o Destino Iguaçu, conforme todas as enquetes feitas com os turistas. “É o momento certa para se fazer uma nova etapa”, disse, com uma campanha desenvolvida “de forma inteligente e antenada com o turismo sustentável”.

 

As Sete Maravilhas da Matureza, além das Cataratas e da Amazônia, são: Baía de Ha Long (Vietnã); Ilha de Jeju (Coreia do Sul); Ilha de Komodo (Indonésia); Rio Subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas); e Table Mountain, na África do Sul.

Fonte:

Deixe seu comentário