Portal da Cidade Foz

carnaval

Carnafalls inicia com boa expectativa e muita animação na Praça da Paz

Primeira noite trouxe atividades variadas aos foliões e feirinha extra; veja programação.

Publicado em 21/02/2020 às 23:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMFI)

Famílias e visitantes acompanharam de perto a programação na noite desta sexta-feira (21), na Praça da Paz, durante a abertura do Carnafalls 2020. A folia contou com uma programação diversificada de bandas com repertórios atendendo aos mais diversos gostos.  

O espaço contou também com a Carnafeira, onde feirantes ofertaram variedade em artesanato e gastronomia. Hoje (22) a programação segue no local com início às 17h. As atrações musicais incluem, além de DJ, banda e a participação da bateria da Mocidade Unida. Às 20 horas, acontece o Concurso Meninas Veneno.

O Carnafalls segue até terça-feira (25) em outras localidades como; Praça da Bíblia, Centro de Convivência do Idoso, Praça 7 de Setembro e Marechal Deodoro (Carnaval da Saudade).

Foliões

A noite de sexta marcou a abertura do Carnafalls 2020 e atraiu a atenção de muitos foliões, como a família de Saulo Silva, vindos do Maranhão. “Eu sempre gostei muito de carnaval, e por aqui é um carnaval diferente, mais calmo, mas gosto de aproveitar com a minha família do mesmo modo”, disse ao lado da esposa e do filho de 6 anos.

As amigas Vera, Laura e Youzhu, estavam animadas. “Estamos aqui; uma brasileira, uma argentina e uma chinesa, que em comum gostam muito de pessoas, da alegria que é o carnaval”, disse Vera. Para a amiga argentina, a festa brasileira é especial. “Brasileiros são muito alegres”. A opinião também foi dividida pela colega chinesa, “ festa, amigos e música. Tudo junto é muito bom”.

Parceiros

Alguns blocos também estiveram presentes na avenida. Entre eles, as Onças do Bem, que se divertiram e ainda realizaram uma boa ação. “Nosso espaço está aberto para receber doações de alimentos e roupas, que mais tarde serão doados a entidades aqui na cidade. Nossa ideia é fazer uma união entre diversão e solidariedade”, disse Eliandra Vedoy.

Quem também aproveitou a festa para uma ação social foram membros da Rede Proteger, Assistência Social, Conselho da Criança e do Adolescentes e universidades, que realizaram uma mobilização contra a violência a crianças e adolescentes, trabalho infantil e exploração sexual. “Vamos fazer esse trabalho em todos os dias do carnaval, buscando sempre informar as pessoas sobre essa realidade e ainda oferecer os canais de acesso como o Disque 100 e conselhos tutelares”, comentou André dos Santos, da secretaria de Assistência Social.

Movimento

Com clima mais ameno, a realização da Carnafeira no período noturno junto à programação do carnaval, empolgou os feirantes. “É muito válido adotar esse horário para a feirinha, as pessoas vêm. Hoje o movimento foi tranquilo, mas para amanhã (hoje) esperamos mais foliões, a expectativa é boa”, comentou o feirante Alderigi Machado que comercializa alimentos.

Em clima de festa e muita segurança - com a participação efetiva de policiamento - a festa foi encerrada às 22 horas. O Carnafalls também conto com apoio de parceiros como Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Rede Proteger, Comissionado de Justiça, conselho tutelar, bombeiros, brigadistas e segurança privada. “Prezamos muito pela segurança em meio a eventos onde a alegria deve ser o foco principal”, comentou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Para os próximos dias de folia, Rodrigues alerta para a importância de temas abordados na campanha de carnaval que inclui, menores estarem acompanhados de pais e responsáveis.

Confira a programação completa:


Fonte:

Deixe seu comentário