Portal da Cidade Foz

Cultura

'Chorando em Guarani' é atração da Feirinha da JK neste domingo

Apresentação é uma homenagem ao Dia Nacional do Choro e também ao centenário de um dos expoentes do gênero, Jacob Bandolim.

Publicado em 17/04/2018 às 21:51

(Foto: Divulgação/PMFI)

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro e ao centenário de Jacob Bandolim, um dos maiores expoentes do estilo, a Fundação Cultural e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) apresentam neste domingo (22) “Chorando em Guarani”, uma roda de choro que acontecerá neste a partir das 9h30, na Praça da Paz, durante a Feirinha da JK. 

“Chorando em Guarani” traz toda a brasilidade de um estilo que marca a cultura popular e a identidade musical do país. A apresentação integra um projeto de roda de choro e samba que reúne instrumentistas da cidade com interesse de fazer música de qualidade e compartilhá-la com moradores e turistas.

Coordenado pelo músico instrumentista Fábio Del Antonio, o projeto conta com um repertório de 21 composições e revive os grandes clássicos do gênero, com destaque para Pixinguinha e Jacob Bandolim, duas importantes referências da música popular brasileira. 

“Noites Cariocas”, “Benzinho” e “Doce de Coco” dão o ritmo alegre das composições de Bandolim, que marcaram a cena musical brasileira da década de 50 e 60. A roda de choro também transportará o público para a história do estilo musical,  garante Del Antonio.  

“É uma cronologia musical, mas que homenageia o centenário de Jacob Bandolim, com composições da década de 50 e 60, com uma sonoridade mais moderna, alegre”, explicou o músico.

O Dia Nacional do Choro é celebrado no dia 23 de abril, em homenagem ao aniversário de Pixinguinha e ao centenário de Jacob Bandolim. 

Agenda Cultural

A atividade é mais uma parceria envolvendo a Fundação Cultural e o PTI, e integra a agenda cultural das instituições. Para a diretora cultural da Fundação, Vera Vieira, “Chorando em Guarani” oferece à comunidade um trabalho inédito feito na cidade, e mais do que isso, imprime o olhar da fronteira para o estilo, fortalecendo e incentivando a produção artística da região”. 


Fonte:

Deixe seu comentário