Portal da Cidade Foz

Paraná

Comunidade Árabe recebe homenagem na Assembleia Legislativa

O ato reuniu lideranças e personalidades de diferentes áreas de atuação no Paraná.

Publicado em 01/04/2018 às 22:19

(Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) homenageou representantes da comunidade árabe do estado. A solenidade ocorreu na última semana, com destaque para os 70 anos da Sociedade Árabe Brasileira Beneficente e os 10 anos do Dia Nacional da Comunidade Árabe no Brasil. O ato, proposto pelo deputado Stephanes Junior, reuniu lideranças e personalidades de diferentes áreas de atuação.

Entre os homenageados estão quatro representantes da comunidade árabe em Foz do Iguaçu. São eles: o líder religioso da Mesquita Omar Ibn Khattab, e representando o Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, Sheikh Abdul Nasser El Khatib, o líder religioso da Sociedade Beneficente Islâmica (SBI), Sheikh Modamad Khalil, o representante da Comunidade Palestina de Foz do Iguaçu, Mohamad Hassan e o diretor de assuntos internacionais do município de Foz do Iguaçu,  Jihad Abu Ali.

Eles receberam diplomas de Menção Honrosa em reconhecimento pelo trabalho de incentivo e divulgação da cultura árabe, do turismo, das relações internacionais e do intercâmbio comercial.

O deputado disse que o evento no Legislativo paranaense, aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, fazia inteira justiça à comunidade árabe, pela extraordinária capacidade criativa e por sua importante participação na construção do desenvolvimento cultural e comercial do Paraná e do Brasil.

“É uma justa homenagem à colônia árabe, que muito contribuiu com o estado do Paraná. Aqui nós temos muitos descendentes de libaneses, sírios e de outras nacionalidades árabes, que fizeram história com sua cultura, alimentação e costumes. Eles somaram muito a essa miscigenação que é o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Sociedade Árabe Brasileira Beneficente, Moutih Ibrahim; o desembargador do Tribunal de Justiça Ruy Muggiati; o cônsul da Albânia e presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Augusto Amaral Neves; o presidente da OAB-Paraná, José Augusto de Araújo Noronha; o chefe espiritual da Comunidade Islâmica do Paraná, Sayed Amir Hachem; o responsável pela Comunidade Espiritual de Foz do Iguaçu, Mohamad Jaafar Khalil; o diretor de Relações Institucionais da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah; o líder religioso do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, sheik Abdo Nasser Elkhatib; o juiz do Departamento de Segurança Pública da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi; e a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Paraná.

A Sociedade Árabe Brasileira Beneficente (SAAB) foi fundada em Curitiba no dia 22 de agosto de 1948. Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 1.872/1960, e de Utilidade Pública Estadual pela Lei Estadual nº 4.805/1963, tem como objetivo social acompanhar embaixadores árabes no Brasil, divulgando a cultura, o turismo e desenvolvendo as Relações Internacionais de Intercâmbio Comercial.

Fonte:

Deixe seu comentário