7 DE SETEMBRO
Desfile da Independência leva 20 mil pessoas à Avenida Paraná nesta segunda
Celebração teve 3,8 mil participantes, 42 agremiações e cerca de 60 veículos militares e operacionais nesta segunda-feira (7).
Publicado em 07/09/2026 às 18:33
Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar de 7 de Setembro realizado nesta segunda-feira, em Foz do Iguaçu. A Avenida Paraná ficou lotada durante a celebração dos 204 anos da Independência do Brasil, que reuniu estudantes, militares, forças de segurança, instituições e entidades.
Ao todo, aproximadamente 3,8 mil integrantes participaram do desfile. A programação começou às 9h, com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência.
Na sequência, o prefeito General Joaquim Silva e Luna realizou a tradicional revista às tropas. Depois, teve início a passagem das Forças Armadas, forças de segurança, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), instituições públicas e privadas e entidades da sociedade civil.
Mesmo com o frio registrado no início da manhã, famílias chegaram cedo e ocuparam as laterais da Avenida Paraná para garantir um bom lugar. O sol apareceu durante a programação e ajudou a amenizar as baixas temperaturas.
Para muitos pais, o momento mais aguardado foi a passagem dos filhos pela avenida. Sandra Aparecida Barai Akl e Yasser Akl, por exemplo, chegaram cedo para acompanhar a filha, que participou do desfile pela primeira vez como aluna-soldado da Polícia Militar.
“Nós somos pais de uma linda garota que é aluna-soldado da Polícia Militar. Ela vai desfilar pela primeira vez, com o maior orgulho. É muito emocionante para nós, porque o sonho dela era ser policial militar”, contou Sandra.
A estudante Rafaela Maciel participou do desfile pela terceira vez. Neste ano, a apresentação também marcou a estreia da nova farda do colégio. Os pais levaram cadeiras para acompanhar a programação desde perto.
42 agremiações participaram
O desfile deste ano reuniu 42 agremiações e cerca de 60 veículos militares e operacionais.
Entre os participantes estavam 600 estudantes de 30 instituições da rede municipal de ensino. Outras 12 instituições particulares levaram aproximadamente 1,2 mil alunos para a avenida.
Também participaram cerca de 600 estudantes de escolas cívico-militares e 200 integrantes do 5º Colégio da Polícia Militar, além de representantes de outras instituições e entidades.
Segundo a organização, os números colocam a edição de 2026 entre as maiores celebrações cívicas já realizadas no município.
A Avenida Paraná e as demais vias afetadas pela programação começaram a ser liberadas após o encerramento do evento.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Feira do Livro encerra edição com público de 35 mil pessoas em quatro dias
07/09/2026 às 18:40
Natal de Foz pode mudar de nome e ganhar nova identidade oficial após 17 anos
07/09/2026 às 10:29
Feira do Livro termina neste domingo; veja o que ainda dá tempo de aproveitar
06/09/2026 às 12:25
Onça-pintada gigante chama atenção do público na Feira do Livro até domingo
04/09/2026 às 12:32
Feira do Livro atrai 5 mil na primeira noite e terá Jovem Dionísio no sábado
04/09/2026 às 12:05
Feira do Livro começa em Foz com mais de 80 atividades gratuitas e shows nacionais
03/09/2026 às 19:33