Portal da Cidade Foz

Leitura

Dilmércio Daleffe lança o livro “No Caminho, Sem Direção” em Foz do Iguaçu

Obra reúne histórias reais de andarilhos de estradas ou cidades; lançamento será nesta quinta-feira, 15, no Empório com Arte.

Publicado em 12/09/2022 às 17:29

(Foto: Ana Clara/Divulgação)

O jornalista e fotógrafo Dilmércio Daleffe, radicado na região de Campo Mourão, acaba de lançar o seu primeiro livro textual, “No Caminho, Sem Direção”. A obra é baseada em histórias reais, escritas por ele nos últimos 20 anos. Grande parte do enredo compõe narrativas sobre pessoas em vulnerabilidade social, os ditos “invisíveis”.

Daleffe conta que desde sua formação em comunicação social, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), dedicou seu jornalismo a quem nunca teve voz. E foi ouvindo histórias de andarilhos de estradas ou cidades, antes jamais contadas, quando decidiu unificá-las, agora, em uma obra, que será lançada na próxima quinta-feira, 15, em Foz do Iguaçu.

Embora o livro narre quase 90 histórias reais, o jornalista criou uma personagem fictícia para amarrar todo o enredo. A ideia de unir as histórias aconteceu durante a pandemia, quando se voltou inteiramente ao jornalismo por meio do jornal Tribuna do Interior, de Campo Mourão.

Daleffe, que também é empresário (bufê e restaurante), revela que, devido ao interrompimento de sua atividade pelo vírus, voltou-se ao jornalismo nos anos 2020 e 2021. E foi assim o surgimento da semente literária. “Como não podia trabalhar nas nossas duas empresas, decidi buscar enredos da personalidade humana, todos os dias, por quase 24 horas, daquele período”, disse. “Acredito ter conseguido escrever páginas saborosas da complexidade humana”, completou.

A obra narra a história do jornalista Augusto Barreto, que, por motivos pessoais, acabou adotando as rodovias do Paraná como casa. Nelas, por dois anos, foi encontrando personagens enriquecedoras, todas com histórias por contar. “O grande diferencial do livro é mostrar como o ser humano chegou até o seu isolamento social. Em quase todos os casos, os invisíveis foram vencidos pelas drogas ou desilusões amorosas. E, uma vez fantasmas de si mesmos, o retorno à sociedade tornou-se impossível”, disse.

Esse é o primeiro livro textual do jornalista. Antes, em 2016, ele havia publicado a obra fotográfica “Humanos”, com parte de seu trabalho em duas décadas. “No Caminho, Sem Direção” já foi lançado em Campo Mourão e Curitiba. Na próxima quinta-feira, 15, será a vez de Foz do Iguaçu. O lançamento está marcado para 19h30, no Empório com Arte, localizado na Avenida das Cataratas, 569, Vila Yolanda.

Lançamento: “No Caminho, Sem Direção”

Autor: Dilmércio Daleffe, jornalista, fotógrafo, escritor e empresário

Data: 15/9 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Empório com Arte

Avenida das Cataratas, 569, Vila Yolanda

Fonte:

Deixe seu comentário