Portal da Cidade Foz

CULTUra

Diversidade cultural da fronteira marca desfile de aniversário de Foz do Iguaçu

Atrativos turísticos e trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais também foram destaques.

Publicado em 11/06/2019 às 07:28

(Foto: Divulgação / PMFI)

Milhares de pessoas acompanharam, na manhã de segunda-fera (10), o desfile em comemoração aos 105 anos de Foz do Iguaçu, no Parque de Eventos Charrua. Este ano, a diversidade cultural foi destaque no evento, com a participação das colônias árabe, japonesa, chinesa, paraguaia e ucraniana.

Caracterizados com roupas típicas, os grupos fizeram apresentações artísticas e culturais ao público e em frente ao palco de autoridades. “O desfile representa a nossa história”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro. “Foz é uma cidade que cresce e cada vez mais une todas as etnias e todo o seu povo em prol do desenvolvimento. O desfile é esse grande encontro das famílias”, completou o chefe do executivo.

As escolas municipais também homenagearam os povos que escolheram Foz do Iguaçu para viver. Brasileiros, que vieram de outras regiões, e estrangeiros, que tiveram em Foz a oportunidade de estudar ou mudar de vida.

A Escola Municipal Três Bandeiras homenageou a Unila e o povo Latino e descreveu Foz do Iguaçu como o “lugar onde todas as culturas se encontram”. O povo indígena também foi representado, além do povo nordestino e dos gaúchos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino também destacaram os atrativos turísticos da cidade: Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Zoológico Bosque Guarani, Marco das Três Fronteiras e o Refúgio Biológico, que completa 35 anos no dia 27 de junho.

Secretarias

Os trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais também foram destaques do desfile. O Programa de Coleta Seletiva, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente; os serviços disponíveis pela Assistência Social, o apoio a centenas de atletas em diversas modalidades esportivas; o investimento na saúde com novos veículos para o SAMU e contratações de novos profissionais, e os cursos ofertados em parceria com a Secretaria da Juventude.

Além das secretarias, também participaram do desfile entidades assistenciais, como Apae, Apasfi e ACDD, colégios particulares, instituições esportivas, órgãos de segurança e forças armadas, totalizando 48 entidades. De acordo com a organização do evento, 3.500 pessoas desfilaram e cerca de 9 mil acompanharam a cerimônia.

Presenças

Assistiram ao desfile diversas autoridades civis, militares e religiosas de Foz do Iguaçu e região. Entre elas, o deputado federal Vermelho; o deputado estadual Soldado Fruet; o comandante do 34º Batalhão de infantaria Mecanizado Marcelo Pontes; o diretor financeiro executivo de Itaipu, oficial da Marinha Anatalício Risden Júnior; o vice presidente da Câmara de Vereadores João Miranda, além do vice prefeito Nilton Bobato, secretários, diretores e demais vereadores do município.

Fonte:

Deixe seu comentário