Portal da Cidade Foz

Cinema

Documentário “Pasajeras” estreia nesta terça-feira (20) no Cine Cataratas

Dirigido por professora da UNILA, filme conta histórias de mulheres que transitam entre o Brasil e o Paraguai em busca de trabalho.

Publicado em 19/09/2022 às 13:00

(Foto: Ilustrativa/FreePik)

(Foto: Divulgação/Unila)

(Foto: Divulgação/Unila)

O projeto Cineclube Cinelatino promove a estreia do documentário “Pasajeras” nesta terça-feira (20), às 19h, no Cine Cataratas. Dirigido pela professora da UNILA e cineasta Fran Rebelatto, o filme relata a história de mulheres que transitam entre o Brasil e o Paraguai em busca de trabalho, passando de um lado a outro do rio Paraná com suas memórias, seus atravessamentos e sonhos.

A entrada é de R$ 7 e pode ser adquirida nas bilheterias ou no site do Cine Cataratas (com acréscimo de R$ 2). Após a sessão, a diretora, a equipe e o elenco participam de um debate no Sudacas, seguido de sarau.

O longa-metragem foi filmado em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Toda a equipe do documentário é formada por estudantes e professores da UNILA. As cenas, que foram gravadas no Brasil e no Paraguai, contam com diálogos em maká, guarani, português e espanhol e revelam as paisagens naturais e simbólicas da Tríplice Fronteira. 

“Pasajeras” já estreou em vários espaços nacionais como o 11º Festival Olhar de Cinema, de Curitiba, e o Cine Arte da Universidade Federal Fluminense. Na próxima semana o filme fará parte da 16º Mostra CineBH, em Minas Gerais, e do festival 'Cine con Cultura' na Universidade de Ithaca, em Nova York. O projeto tem sido reconhecido em vários laboratórios internacionais de filme como o Ibermedia (Peru), o MICGenero (México) e o laboratório do Festival de Brasília. 

Em outubro o filme terá sua estreia internacional no 19° Encuentro Internacional de Realizadores, em Oberá na Argentina, e no projeto Cinecable, em Encarnacion, no Paraguay. “Pasajeras” também será disponibilizado na Plataforma Itaú Play Cultural em dezembro.

Fonte:

Deixe seu comentário