Portal da Cidade Foz

cultura

Em Foz do Iguaçu, ator Marcos Frota propõe criar Festival Internacional do Circo

Parceria com o município traria à cidade artistas de renome para fomento à arte e formação de artistas locais.

Publicado em 15/05/2019 às 04:30

(Foto: Divulgação)

Em reunião com o prefeito Chico Brasileiro, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piola e o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o ator e empresário Marcos Frota apresentou, em visita à cidade o projeto do Festival Internacional do Circo. 

A ideia, segundo ele, é de fomentar a criação de um espaço onde diversas culturas circenses possam ser trazidas à fronteira. O projeto traria à cidade personalidades do universo artístico e fomentaria a arte do circo através de parcerias. “A ideia inicial foi bastante simpática a todos e especialmente á área da cultura. Acho que com as parcerias certas é possível construirmos algo valoroso”, disse Rodrigues.  

Uma das iniciativas, segundo o diretor presidente seria de manter uma grande tenda não somente durante a realização do evento, de maneira permanente para a instalação de uma escola de artes. “Seria um espaço para que pudéssemos desenvolver nossas atividades de formação”. 

A parceria com o município, segundo Frota, viria entre a Universidade do Circo, administração pública e empresários interessados em promover a arte nas três fronteiras. “Foz tem vocação para festivais, para os negócios, para o turismo, tem potencial enorme. Inclusive para a realização de um festival de circo contemporâneo. Além disso, o evento também poderia deixar um legado na formação de crianças e jovens, envolvendo dança e teatro, fazendo com que toda a cidade se envolvesse”, explicou.

A apresentação, segundo Frota, foi uma breve explanação sobre a ideia do festival e que se houver interesse, novos encontros poderão ser marcados. “Esse foi somente um primeiro encontro, para que possamos criar possibilidades e um projeto seja escrito e elaborado em parceria”. 

O ator Marcos Frota, tem uma vasta experiência com a vida circense. Atualmente viaja o país com sua própria companhia circense. O Novo Circo do Brasil leva diversão, arte popular e desenvolve programas, projetos e ações com fins pedagógicos, incluindo capacitação, produção e pesquisa com temática expandida para demais áreas culturais.

Fonte:

Deixe seu comentário