Portal da Cidade Foz

Cultura

Estação Cultural da Vila C completa dois anos de atividades neste sábado

Em comemoração, diversas atividades estão sendo realizadas no espaço cultural.

Publicado em 13/08/2022 às 07:48

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

Neste sábado, dia 13 de agosto, a Estação Cultural João Sampaio, localizada na região da Vila C, comemora dois anos de existência. Em comemoração, diversas atividades culturais estão sendo realizadas no espaço, organizadas pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

No espaço, são ministradas oficinas, de modalidades diferentes, por arte-educadores contratados pela Fundação por meio do programa Foz Fazendo Arte. Entre as aulas ofertadas estão violão, ballet, dança árabe, circo, artesanato, danças urbanas e violino. 

No período da manhã desta sexta-feira (12), os alunos puderam participar das aulas de violão e de dança árabe. José Albino Castro, de 75 anos, começou a fazer as aulas de violão há oito meses. O aposentado conta que a atividade mudou a rotina diária. “Melhorou tudo, me distrai e trouxe alegria. Com a idade que estou, não posso ficar parado, e as aulas me trouxeram muito beneficio”, contou. 

O professor de violão, Edvilson Martinez, ressalta o quanto é gratificante ensinar para crianças, adolescentes e adultos. “A música muda a vida das pessoas. Ter a oportunidade de ver crianças e até mesmo idosos aprendendo a tocar violão, a cantar a vida, é muito gratificante fazer parte dessa história”.

Ivana dos Santos Batista, responsável pela Estação Cultural da Vila C, explica que todos que têm interesse nas atividades ofertadas podem participar de forma gratuita. “A gente percebe que a população ainda não conhece muito nosso espaço. É tudo para a comunidade. Todos podem ter acesso à cultura. Para muitos, este espaço é como uma terapia, melhora a qualidade de vida”. 

Nina Nassif é professora de aula de dança árabe do Projeto Foz Fazendo Arte. Ela reforça o convite para toda a comunidade. “É uma oportunidade única. Trabalho há mais de 25 anos com ritmos dançantes e já vi de perto muitas vidas sendo transformadas”.

Inscrições

A Estação Cultural da Vila C está com as inscrições abertas para receber crianças, adolescentes e adultos do bairro que tenham interesse em realizar cursos nas áreas artística e cultural. As vagas são limitadas.

Estação Cultural João Sampaio, Rua N 56 Bairro Itaipu C. Telefone para mais informações – (45) 998230538.

Biblioteca da Infância e Juventude

A Biblioteca da Infância e Juventude, sediada na Estação Cultural, é fruto de um acordo de cooperação entre a Fundação Cultural e a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

Lá são promovidas oficinas de mediação literária para o estímulo à leitura com crianças e jovens de quatro a 15 anos, jogos pedagógicos na brinquedoteca e outras atividades para a comunidade. 

Mariana Cortez, coordenadora do projeto Vivendo Livros e docente da Unila, conta que o projeto em parceria com a Fundação Cultural consolidou um acervo, que chega através de doações, e também por meio do prêmio Iberbibliotecas, recebido em 2020. “Atualmente, a nossa biblioteca conta com um acervo com 1.300 livros voltados para a infância e adolescência. Nossas mediações de leitura acontecem nos períodos da manhã e à tarde, desenvolvido por acadêmicos da Unila. Sempre em parceria com a Fundação Cultural, buscando envolver toda a comunidade”.

A biblioteca funciona de terça a sexta, das 9h30 às 17h. A mediação acontece de quarta a sexta-feira, em turmas divididas por idade: quarta-feira, de 7 a 9 anos; quinta-feira, de 10 a 15 anos, e sexta-feira, de 4 a 6 anos.

Fonte:

Deixe seu comentário