Portal da Cidade Foz

domingo

Estudantes do Zimbábue apresentam ritmos africanos na Feirinha da JK

Espetáculo traz músicas e danças interpretadas por crianças e adolescentes no domingo (20).

Publicado em 16/05/2018 às 21:22

(Foto: Reprodução/Youtube)

O “Watershed and Wind Marimba Band”, grupo formado por alunos de Harare, capital do Zimbábue, se apresenta no próximo domingo (20) na Praça da Paz, durante a feirinha, às 10 horas. O espetáculo mistura músicas e danças tradicionais e modernas do país africano. No palco, a simpatia e a energia das crianças revelam também o talento em instrumentos tradicionais como marimba, mbira e a percussão.

Premiados em festivais na África do Sul, Malawi, Zambia, Estados Unidos e País de Gales, o grupo conta com mais de 40 crianças e adolescentes. A apresentação utiliza técnicas avançadas de marimba, percussão e canto e cria uma ponte entre a tradição musical dos povos africanos e as novas práticas musicais. O grupo também traz coreografias que conectam os diferentes momentos do espetáculo.

A apresentação é resultado da parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Fundação Cultural e PTI. O concerto será aberto pelo Coral TODO CANTO e pelo "Chorando de Alegria", formado por professores e alunos do Curso de Música da UNILA.

O Zimbábue e Harare

O Zimbábue está localizado no sudeste do continente africano. O país não possui saída para o mar fazendo fronteira com outros seis países. Sua capital, Harare, está no ranking lançado em 2017 pela Economist Intelligence Unit (EIU) – que fornece serviços de pesquisa e análise nacionais, industriais e de gestão em todo o mundo – como uma das 10 piores cidades do mundo para se viver.

Oficialmente o país tem 16 idiomas, sendo o Inglês, Shona e Ndebele os mais usados. A diversidade cultural é uma das características da identidade do Zimbábue, por isso o “Watershed and Wind Marimba Band” é hoje considerado um trabalho pioneiro, reconhecido internacionalmente como uma ação sócio-cultural e educacional de enorme valor.

Fonte:

Deixe seu comentário