Portal da Cidade Foz

Literatura

Feira do Livro é aberta com programação cultural e participação da comunidade

O evento vai até o dia 24 de novembro, com uma rica programação diária de atividades para o incentivo cultural.

Publicado em 18/11/2022 às 14:16

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

Começou em Foz do Iguaçu um dos principais eventos literários do Oeste do Paraná. A 17ª edição da Feira Internacional do Livro reuniu na última quinta-feira (17), no Clube Gresfi, centenas de apaixonados por literatura para acompanhar as oficinas, apresentações musicais e mesas de debate. 

Foi o início de uma semana preparada para receber diversas temáticas, gêneros e divulgação literária. Até o dia 24 de novembro, a programação diária começa a partir das 8h e vai até as 23h.

“A Feira do Livro fortalece o vínculo da população com a cultura, neste momento tão importante e necessário de nossa história. O setor artístico foi um dos mais afetados com a pandemia, por isso estar aqui hoje demonstra o poder que a arte tem para se reerguer. Espero que a nossa população aproveite tudo o que foi preparado”, disse Juca Rodrigues, diretor presidente da Fundação Cultural.

Atrações da feira

Pelos corredores do evento, os participantes olhavam com atenção cada uma das opções nos estandes. Discos clássicos, livros históricos e contemporâneos, ações promovidas por empresas parceiras e outras atrações para o momento de lazer. 

Assim foi com Prisciane Batista, que veio passear na feira com a filha e duas primas. “Viemos visitar e saber como a feira estava neste ano. Elas são pequenas, então é muito bom incentivar a leitura neste momento de formação”, contou.

Para a primeira-dama do município, Rosa Maria Jeronymo, que estava representando o prefeito Chico Brasileiro, a Feira do Livro de Foz do Iguaçu cumpre um papel essencial para a propagação cultural do município.

“É um evento que existe há 17 anos, sempre promovendo a literatura para a população, deve ser tratado com muito carinho. Isso faz a nossa sociedade evoluir e crescer em todas as frentes. A gestão sempre apoiou esse evento e hoje iniciamos essa grande celebração”, afirmou.

Incentivo à leitura

Com diversas opções para escolher, a decisão de Estefânia Álvares, 8 anos, não estava fácil. Aluna da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, ela foi acompanhada da mãe Maribel Álvares, e com o vale-livro em mãos para escolher uma nova aventura literária.

“Nós só viemos para acompanhar mesmo, porque toda a decisão é dela”, disse a mãe. “Ela gosta muito de ler contos e fábulas, desde muito pequena, então é bom seguir incentivando isso”, completou.

A secretária de Educação, Maria Justina, ressalta que o projeto do vale-livro é uma das ações mais importantes realizadas pela gestão, oportunizando esse contato direto com entre alunos e as obras.

“Os professores trabalham a literatura em sala, mas levá-los a uma feira repleta de opções faz toda a diferença na formação. Elas olham, sentem e ficam muito felizes ao levar para casa o livro que mais gostaram. Ver a família participando disso também nos dá uma ótima sensação”, destacou.

Programação

Nesta sexta-feira (18), será realizada a conferência principal para o debate das obras do grande homenageado da feira, o autor Lima Barreto. O evento “Heranças de Lima Barreto 100 anos depois de sua morte” começa às 19h30, na Arena Literária.

O evento segue ainda com oficinas e programações ao longo de todo o dia. Confira a lista completa em: https://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/#/site.

Fonte:

Deixe seu comentário