Portal da Cidade Foz

CULTUra

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu tem nova data e local confirmados

Clube Gresfi foi mantido para feira e atrações transferidas para outubro.

Publicado em 04/09/2019 às 01:38

(Foto: Arquivo / PMFI)

A Fundação Cultural, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e a Secretaria Municipal da Juventude confirmaram a nova data para realização da 15ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI). O encontro acontece de 18 a 24 de outubro, no Clube Gresfi.

O adiamento anunciado no final de agosto, devido à recomendação do Ministério Público, foi acatado pelos organizadores e o processo refeito. “A gestão e os parceiros tem como habitual esse diálogo aberto com o MP, por isso o evento foi adiado, e a comissão chegou a essa nova data. Nossa principal dúvida era quanto ao espaço, pois a escolha do Gresfi havia sido bem vista pelos parceiros e também pelo público. Em conversa com a coordenação, conseguimos confirmar a data para o espaço”, explicou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

A estrutura já estudada para o espaço será mantida, com a montagem de tendas e uma arena coberta, além do ginásio, que será transformado com a montagem de estandes. “O novo convite aos expositores que já haviam confirmado na primeira data foi refeito, agora precisamos da confirmação deles”, adiantou Thaisa Praxedes, diretora de cultura.

A programação do 2º Festival Literário, uma parceria com SESC e Unioeste, continua. O evento já está em andamento e estende sua programação até outubro, quando realiza algumas ações paralelamente à FILFI. As ações em cooperação com as universidades também permanecem, pois, de acordo com Rodrigues, as parcerias mantém a feira na política do livro, leitura, literatura e biblioteca.

O nome da homenageada, a escritora Conceição Evaristo também foi mantido pela comissão organizadora. “A escolha pela Conceição foi natural, e resolvemos mantê-la. Aguardávamos por esse momento quando poderíamos trazer uma personalidade tão emblemática e forte quanto essa escritora, que também carrega consigo a representação da voz negra feminina na literatura brasileira”, comentou Rodrigues. A vinda de Conceição também é aguardada e deverá ser confirmada ou não pela sua assessoria.

Além da homenageada, outros nomes de autores já estão em estudo. “A comissão está decidindo sobre a nova programação e a forma de contratação”, comentou Juca. Aos escritores locais, o espaço de participação está garantido na feira.

O restante da programação, como a participação de artistas, contação de histórias, receptivo lúdico está em andamento com edital publicado em agosto e já encerrado, alterando as datas limites para inscrição de artistas. Para o evento, mais de 50 artistas estão inscritos e devem passar por avaliação antes da aprovação e divulgação, que acontece dia 12 de setembro.

Geladeiras

Mantido também o projeto das Gelotecas - geladeiras que serão transformadas em estantes com livros e distribuídas em diferentes bairros da cidade. A iniciativa tem como meta promover a divulgação da Feira do Livro e fomentar a leitura. No total, 6 geladeiras receberam um novo visual de artistas locais.

A Feira Internacional do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e Secretaria Municipal da Juventude. Com apoio institucional do SESC, Unioeste e Unila.

Fonte:

Deixe seu comentário