Portal da Cidade Foz

concerto

Foz do Iguaçu recebe Camerata Antiqua de Curitiba nesta sexta-feira

O concerto Cartas e Provérbios será apresentado no Cineteatro dos Barrageiros, às 20 horas. Entrada é gratuita.

Publicado em 17/07/2018 às 22:07
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta o concerto Cartas e Provérbios na próxima sexta-feira (20), às 20 horas, no Cineteatro dos Barrageiros, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O espetáculo de música erudita reúne composições barrocas e renascentistas a contemporâneas nacionais e estrangeiras. A entrada é gratuita.

O grupo é formado por um coro com 20 cantores e orquestra de câmara com 20 instrumentistas de corda. O concerto tem a regência da maestrina Mara Campos. A Camerata Antiqua de Curitiba, ao longo de seus 44 anos de trajetória, conta com uma série de turnês nacionais e internacionais. A apresentação integra a Agenda Cultural promovida em parceria com a Fundação Cultural, PTI e Itaipu Binacional.

A turnê pelo interior do Paraná da Camerata é realizada após apresentações no Festival Campos de Jordão, em São Paulo. Antes de Foz, o grupo passa por Cascavel, na quinta-feira (19), no Festival de Música. As viagens têm o objetivo de aperfeiçoar e dinamizar a vida artística. “Nos contatos que fizemos com gestores dessas cidades, todos ficaram entusiasmados com a proposta. Isso mostra aforça que a Camerata tem fora dos limites de Curitiba”, destaca Marino Jr. Galvão, diretor executivo do Instituto de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela administração do grupo. 

Entre os clássicos que serão apresentados estão três obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750): “Concerto de Brandemburgo nº em Sol Maior”, “Bach (Again) Komm, süsser Tod” e o “Moteto nº 3 – Jesu meine Freude”. Também integram o concerto “Oração de São Francisco”, de Antônio Ribeiro (1971) e “Provérbios” de Osvaldo Lacerda (1927-2011). 

O espetáculo é gratuito, mas na sexta-feira o PTI vai arrecadar 1 kg de alimento não perecível como contribuição voluntária do público. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://webforms.pti.org.br/CamerataAntiqua. 

Haverá transporte saindo do Credenciamento, do lado esquerdo da Barreira da Itaipu, a partir das 18h30 até as 19h45. 

Realização

A turnê pelo interior do Paraná é uma realização do Ministério da Cultura e Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, com apoio da Itaipu, Hotéis Matu, Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 

A Camerata

Fundada em 1974 pelo regente Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim, a Camerata tinha como proposta inicial a execução exclusiva barroca e renascentista. Essa ideia foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros. 

A Camerata contou com o comando de músicos notáveis, como o maestro Gerard Galloway e o violinista Paulo Bosísio, responsáveis por longo período pela orientação técnica do coro e da orquestra, respectivamente, além de Lutero Rodrigues, maestro titular nos anos de 1987 e 1988, e Wagner Polistchuk, diretor artístico de 2009 a 2011. O grupo tem como atual sede oficial a Capela Santa Maria. A maturidade musical conquistada em quatro décadas de atuação está registrada em oito discos (long plays) e seis CDs. A versatilidade na execução da música antiga e contemporânea é elemento fundamental de um trabalho contínuo, verdadeiro legado à cultura brasileira.


Fonte:

Deixe seu comentário