Portal da Cidade Foz

entretenimento

Foz do Iguaçu recebe espetáculo de Fandango Caiçara no dia 4 de julho

O espetáculo “Amanhece”, do mestre Aorelio Domingues, será exibido as 20 horas e é aberto ao público.

Publicado em 19/06/2019 às 06:28
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Uma das expressões mais celebradas do litoral sul de São Paulo e do litoral norte do Paraná, o Fandango Caiçara estará no palco do Cineteatro Barrageiros no próximo dia 4 de julho. O espetáculo “Amanhece”, do mestre Aorelio Domingues, será exibido as 20 horas e é aberto ao público. Os ônibus sairão do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu a partir das 18h30 e seguem até às 19h45.

A organização é uma parceria entre a Fundação Cultural e SESI, com apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e prevê a realização de uma diversificada agenda cultural na cidade. O espetáculo antecede uma oficina, ofertada na sede da Fundação Cultural.

A temática da oficina será a ação formativa “O tamanqueado do fandango caiçara”, ministrado por Aorelio Domingues. O encontro acontece no dia 4 de julho das 15h às 17h. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas.

As inscrições devem ser feitas através do link. Mais informações podem ser adquiridas pelo email fundacaoculturalfoz@hotmail.com ou pelo telefone 3521-1511

Oficina

O tamanqueado faz parte da musicalidade popular mais antiga existente no Paraná. O Fandango Caiçara foi reconhecido e se tornou Patrimônio Imaterial Brasileiro desde 2013 e sua dança é extremamente rica com várias coreografias e batidos distintos. O batido do tamanco faz parte da música Caiçara. O objetivo é levar a coreografia do Fandango para todo o Estado, para que mais paranaenses se apropriem desta cultura legítima do Paraná. A coreografia proposta para o aprendizado é a do Marinheiro.

Espetáculo

O Fandango Caiçara - registrado pelo Iphan em novembro de 2012 - é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Estado do Paraná. Essa forma de expressão é um dos bens imateriais que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil. Possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.

O Fandango Caiçara se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques.

Nos encontros onde há fandango, se estabelecem redes de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças. O fandango caiçara é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.

Fonte:

Deixe seu comentário