Portal da Cidade Foz

Carnaval 2024

Mais de 25 mil pessoas participaram do Carnafalls na Praça da Paz

Foram três dias de festa, com apresentações dos blocos e artistas locais; Canja do Galo Inácio fechou a programação nesta terça-feira (13)

Publicado em 14/02/2024 às 17:00

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Nem mesmo o calor intenso registrado no sábado (10) e no domingo (11), com temperaturas acima dos 37 graus, e muito menos a chuva que caiu na tarde desta terça-feira (13) impediram que os foliões tomassem conta da Praça da Paz, no centro de Foz do Iguaçu, para aproveitar o Carnafalls 2024. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas tenham passado pelo evento nos três dias de festa.

Organizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, o carnaval de rua reuniu moradores de Foz do Iguaçu e região de fronteira, além de turistas que puderam aproveitar os shows com artistas locais e as apresentações dos blocos. 

Para o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o evento foi um grande sucesso devido à soma de esforços de todos os envolvidos, desde as forças de segurança, rede de proteção, servidores da Prefeitura e integrantes dos blocos, grupos e coletivos. “Conseguimos manter o carnaval saudosista, com as tradicionais marchinhas e também repertórios mais atuais, promovendo uma diversidade que o público curtiu bastante. Muitas famílias e crianças se sentiram totalmente seguras e se divertiram muito. Foi um evento muito saudável e uma opção de lazer para moradores da fronteira e turistas que visitavam a cidade”, afirmou. 

Juca também destacou a presença das forças de segurança durante todo o evento, o que permitiu maior tranquilidade dos foliões. “Nós tivemos a Polícia Militar o tempo todo, com um bom efetivo, a Guarda Municipal, o apoio do Foztrans que é essencial para o trânsito. A ideia sempre é manter um ambiente saudável e seguro e conseguimos ter isso mais uma vez com o apoio dos órgãos de segurança”, reiterou. Nos três dias de festa, nenhuma ocorrência policial foi registrada. 

Durante o Carnaval, também estiveram presentes a Secretaria de Assistência Social, Rede Proteger, Conselho Tutelar e Poder Judiciário, que atuaram com orientações e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. 

Blocos

Cada vez mais organizados, os blocos e coletivos tomaram conta da avenida JK e animaram os foliões com as baterias e samba-enredo. O Demorei mas Cheguei levou para Praça da Paz a essência das escolas de samba, com baterias, passistas, mestre sala e porta bandeira. “O carnaval pra nós é uma celebração muito importante. Levamos para a avenida o samba enredo e a alegria da escola de samba. Foi mais um ano de sucesso, muita alegria e diversão”, disse Taylla de Oliveira, idealizadora do grupo.

Presidente do Bloco do Papai Urso, Clovis Quadros afirma que o Carnafalls contribui para fortalecer a imagem do grupo, atraindo novos membros para compor a bateria. “O Carnaval é, para nós, como um final de ano, onde encerramos um ciclo de muito trabalho, com ensaios da bateria e desenvolvimento do tema. Encerramos o evento muito felizes, com um sentimento especial e a expectativa de retomar os ensaios com a ampliação da bateria”, disse. O Bloco do Papai Urso, já bastante conhecido na cidade, foi um dos responsáveis pelo Carnaval da Brasil, que aconteceu na segunda-feira (12).

Valentina Virgínio, coordenadora do Coletivo Baque Mulher - Bloco das Martinas disse que a participação no carnaval foi uma experiência única. “Estamos agradecidas. Nosso bloco foi muito elogiado. Pra gente é de uma enorme satisfação e sentimento de dever cumprido”, comentou. 

Também participaram do Carnafalls 2024 os blocos: Afoxé Ogún Fúnmilaiyó; Ilê Asé Baru; Chá de Cu; Meninas Veneno; Onças do Bem; Pierrot; Tomara que não chova; GRECESMU - Escola de Samba Mocidade Unida; Imprensa Foz; Kaburé Maracatu e Melhor Idade é a Minha - Baila Comigo da Rô. Outros dois blocos também tiveram participação festa: Bloco Kombeer (2º ano de participação) e Bloquinho do Looby (1º ano de participação).

Canja do Galo Inácio

Apesar do tempo chuvoso nesta terça-feira (13), a Canja do Galo Inácio mais uma vez foi um sucesso. Com a abertura de uma das pistas da avenida JK, o público pôde comprar a canja no formato _drive-thru_, o que contribuiu com as vendas. De acordo com o Rotary Clube Grande Lago, foram comercializadas cerca de 3 mil canjas. 

“Vendemos mil ingressos de forma antecipada e aproximadamente duas mil canjas no local do evento, tanto dos foliões que curtiram o carnaval quanto do pessoal que veio de carro buscar. Dentro das circunstâncias, com o tempo de chuva, estamos muito felizes com os resultados, é um número bem bacana”, avaliou o coordenador da Canja, Roni Zibetti. A Associação Fraternidade Aliança (AFA), entidade que atende 450 crianças e adolescentes, será a beneficiada com o evento deste ano.  

Palco Fernando Craviola

O palco principal da festa levou o nome do músico Fernando Craviola, falecido em janeiro de 2023 e responsável por comandar inúmeros carnavais em Foz do Iguaçu. A homenagem do Município ao artista deve ser mantida nos próximos eventos, conforme adiantou Juca Rodrigues. “Homenagear Fernando Craviola é homenagear vários músicos que infelizmente nos deixaram. Foi uma homenagem simbólica e significativa e muito bem aceita por toda classe artística”, comentou. 

Organização

O Carnaval é uma organização da Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e apoio do Foztrans, Polícia Militar, Guarda Municipal e Plusnet.

Fonte:

Deixe seu comentário