Portal da Cidade Foz

FAUNA NA FEIRA

Onça-pintada gigante chama atenção do público na Feira do Livro até domingo

Projeto Onças do Iguaçu montou exposição na Praça da Paz e terá equipe conversando com visitantes sobre conservação até domingo (6).

Publicado em 04/09/2026 às 12:32
Atualizado em

(Foto: Onças do Iguaçu/Divulgação)

(Foto: Onças do Iguaçu/Divulgação)

Uma onça-pintada gigante está chamando a atenção de quem passa pela 21ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, na Praça da Paz. A estrutura inflável faz parte de uma exposição do Projeto Onças do Iguaçu e permanece no evento até domingo (6).

A exposição apresenta ao público o trabalho desenvolvido para proteger as onças-pintadas que vivem na região do Parque Nacional do Iguaçu e no entorno da unidade de conservação.

A onça inflável, patrocinada pelo Onça do Bem, foi instalada para despertar a curiosidade dos visitantes, principalmente das crianças. A ideia é aproveitar o impacto visual para aproximar o público de informações sobre a espécie e a importância da conservação.

Quem visitar o espaço poderá conhecer mais sobre as onças que vivem na região, como os animais são estudados e monitorados, os desafios para a sobrevivência da espécie e a importância da convivência entre os grandes felinos e as comunidades próximas às áreas de mata.

Além da exposição, integrantes do Projeto Onças do Iguaçu estarão no local em horários específicos para conversar com os visitantes e responder perguntas.

Nesta sexta-feira (4), a equipe participou das atividades das 9h30 às 11h30. No sábado (5), o atendimento será mais longo, das 9h30 às 16h30. No domingo (6), último dia da Feira do Livro, integrantes do projeto estarão no espaço das 9h30 às 11h30.

A exposição com a onça-pintada gigante permanece disponível ao público durante o funcionamento da Feira.

Segundo a coordenadora-executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, participar de um evento dedicado aos livros é uma oportunidade de levar a conservação para além dos espaços onde o assunto normalmente é discutido.

“Uma onça pode chamar alguém para perto. Uma conversa pode transformar curiosidade em conhecimento”, afirma.

Conservação da onça-pintada

O Projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa do Instituto Pró-Carnívoros e do Parque Nacional do Iguaçu, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio.

O trabalho reúne pesquisa, monitoramento dos animais, ações para melhorar a coexistência entre pessoas e grandes felinos, atividades com comunidades e iniciativas de conscientização.

A proposta é contribuir para a conservação da onça-pintada na região do Parque Nacional do Iguaçu e no entorno, uma área estratégica para a preservação da espécie na Mata Atlântica.

Fonte: Portal da Cidade

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp