Portal da Cidade Foz

CULTUra

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Gratuito, o “Viajando de Bem com a Via” se apresenta em Foz do Iguaçu de 2 a 6 de setembro.

Publicado em 29/08/2019 às 01:25

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

Crianças de 5 a 12 anos são o público-alvo do Viajando de Bem com a Via, projeto cultural que a Ecocataratas traz para Foz do Iguaçu nos próximos dias. A iniciativa aposta no teatro para formar pedestres e motoristas mais conscientes. As apresentações na cidade ocorrem de 2 a 6 de setembro na Praça de Três Lagoas, na Avenida João Ricieri Maran.   

O projeto itinerante, que já passou por Cascavel (PR), Caçapava (PR), Niterói (RJ), Serra (ES) e Cubatão (SP), visita outras quatro cidades até outubro: Itaquaquecetuba e São Vicente, em São Paulo; Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro e Linhares, no Espírito Santo. A atração será o grupo Trip Teatro, com a peça “O Melhor Presente”.

O espetáculo tem como ponto de partida a festa de aniversário de Marga. Ela pede de presente uma viagem com os amigos – e quer viajar com segurança. Titúbiu, seu melhor amigo, segue com ela – e juntos eles aprendem como viajar sem correr riscos. Tudo com muita música e confusão.  

“Educação sempre foi e sempre será um dos mais importantes mecanismos para criação de um futuro melhor. O poder da educação para o trânsito através das crianças é incrível, além do próprio conhecimento as crianças possuem uma capacidade incrível de disseminação em suas famílias e na comunidade em que vivem. Apostamos nisso, em construir a segurança no trânsito de amanhã a partir de ações do hoje”, diz o gerente de sustentabilidade da Ecorodovias, Moisés Basilio

“A cultura pode ter um papel importante na formação de cidadãos mais responsáveis e zelosos. O Viajando de Bem com a Via é divertido e lúdico, mas tem atrações que buscam reforçar entre o público, formado principalmente por crianças, a sensação de que todos precisamos fazer nossa parte para um trânsito mais seguro”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Viajando de Bem com a Via tem realização do Ministério da Cidadania e da Magma Cultura. O patrocínio é da Ecorodovias. A Prefeitura Municipal também apoia o projeto.

A programação do projeto inclui ainda uma série de apresentações de teatro e ações educativas na minipista da Ecovias, concessionária que fica em São Bernardo do Campo (SP).


Fonte:

Deixe seu comentário