Portal da Cidade Foz

Espetáculo

Público lota Praça da Paz para acompanhar a apresentação 'Cão Sem Pumas'

Superprodução de dança da Cia Débora Colker encantou moradores e turistas.

Publicado em 14/05/2018 às 03:02
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Cia de Dança Deborah Colker)

Uma multidão tomou conta da Praça da Paz na noite deste domingo (13) para acompanhar “Cão sem Plumas”, uma superprodução de dança da Cia Débora Colker. A obra prima, uma das mais aclamadas da atualidade no país e no cenário internacional, transformou em movimento, imagem e som o poema de João Cabral de Mello Neto.

A atração, com entrada franca, é resultado da parceria entre Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e Parque Tecnológico Itaipu.

A apresentação, que mistura cinema e dança, também repercutiu nas redes sociais. “Há 15 anos que vivo em Foz do Iguaçu e pela primeira vez derramei lágrimas por ver cultura de primeiro mundo sendo exibida em praça pública, ao acesso gratuito da população. No dia em que há 130 anos ocorria a abolição da escravatura, a frase do poeta dos escravos, Castro Alves, nunca foi tão verdadeira”, comentou o servidor público Waldson Almeida Dias.

O espetáculo vibrante traduziu o poema de João Cabral de Mello Neto, publicado em 1950, que acompanha o percurso do rio Capibaribe, e corta boa parte do estado de Pernambuco. Mostra a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites, a vida no mangue, de força invencível e anônima. 

A imagem do “Cão sem plumas” serve para o rio e para as pessoas que vivem no seu entorno. “O espetáculo é sobre coisas inconcebíveis, que não deveriam ser permitidas. É contra a ignorância humana. Destruir a natureza, as crianças, o que é cheio de vida”, diz Deborah.

A dança se mistura com o cinema. Cenas de um filme realizado por Deborah e pelo pernambucano Cláudio Assis foram projetadas no fundo do palco e dialogam com os corpos dos 13 bailarinos. As imagens foram registradas em novembro de 2016, quando a  coreógrafa, o cineasta e toda a companhia viajaram durante 24 dias do limite entre sertão e agreste até Recife.

Fonte:

Deixe seu comentário