Portal da Cidade Foz

Imóvel

Restauração do prédio que abrigará a Casa da Memória custará R$ 3 milhões

No imóvel funcionou a primeira escola pública primária de Foz do Iguaçu, no ano de 1928.

Publicado em 14/09/2022 às 17:42

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

A restauração do prédio que abrigará a Casa da Memória, imóvel onde funcionou a primeira escola pública de Foz do Iguaçu, em 1928, foi o compromisso assumido pelo prefeito Chico Brasileiro, nesta quarta-feira (14), durante o ato de entrega do projeto arquitetônico, desenvolvido por acadêmicos do Centro Universitário Uniamérica Descomplica. 

Na solenidade, realizada no Clube Gresfi e na presença de diversas autoridades, Brasileiro ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural do município. “O desenvolvimento da nossa cidade permite muitos avanços, mas é importante que junto com ele, a gente preserve a história da cidade. Só conhecendo o passado será possível construir um futuro e Foz do Iguaçu tem uma história riquíssima que precisa ser preservada. A Casa da Memória é o compromisso que assumimos nesta gestão e queremos entregar para a comunidade até 2024”, enfatizou. 

O chefe do poder executivo também agradeceu a parceria com a UniAmérica, que entregou também os projetos hidrossanitários e de prevenção e combate a incêndio do espaço, localizado na avenida JK. “Foz é hoje uma cidade que trabalha em sintonia com as universidades públicas e privadas, instituições e governos. Parcerias como essa são essenciais para o progresso”, disse.

Atrativo Turístico

O diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, explicou que a Casa da Memória será um equipamento de valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, mas também um novo atrativo turístico, unindo-se a outros prédios históricos localizados na mesma região, como a Paróquia São João Batista e o Palácio Iguaçu, sede da prefeitura. 

“É importante ressaltar que o turismo cultural é algo valioso no mundo todo e Foz do Iguaçu, com todo o seu potencial, não pode deixar de olhar para o seu patrimônio. A preservação da história passa a ser também uma fonte de recursos para o município, porque a cultura gera renda, trabalho e emprego”, destacou.

A Casa será o primeiro espaço a abrigar as memórias da cidade, com uma proposta interativa, que prevê exposições físicas e digitais, além de alojar um centro de protocolo, triagem, identificação e catalogação técnica de todo material histórico doado ao Patrimônio. O restauro do prédio prevê investimentos na ordem de R$ 3 milhões. 

Prédio Histórico

O espaço que abrigará a Casa da Memória foi a primeira escola pública primária criada na cidade, inicialmente denominada Grupo Escolar Caetano Munhoz da Rocha e, posteriormente, Bartolomeu Mitre. Na época, em 1928, contava com seis salas de aula distribuídas em dois pavimentos. Os dados constam no Livro “Arquitetura das escolas públicas do Paraná 1853-1955”. 

Convênio para preservação do patrimônio

Durante o evento, o prefeito Chico Brasileiro e o secretário de administração Nilton Bobato, assinaram um termo de cooperação técnica com a Fundação Cultural para desenvolvimento do projeto “Território Foz: Patrimônio Histórico, Cultura e Memória”. A cooperação entre as unidades administrativas estão amparadas pela Lei nº 4.470/2016 e preveem a efetivação de políticas públicas de preservação, manutenção, registro, valorização e promoção do Patrimônio Histórico e Cultural de Foz do Iguaçu.

Entre as ações propostas neste convênio estão a realização de um levantamento patrimonial e inventário cultural de Foz do Iguaçu; a elaboração e execução de um Programa de Educação Patrimonial com a comunidade e as escolas; uma campanha de comunicação para informar a população sobre patrimônio histórico e a própria restauração da Casa da Memória. 

Presenças

O ato oficial de entrega projeto da Casa da Memória reuniu representantes da UniAmérica, Unioeste, Unila, Itaipu Binacional, Clube Gresfi, ICMBio, Comtur, Visit Iguassu, CEPAC, CEAEC, Eletromil, além dos secretários de Obras, Cezar Furlan; Planejamento, Leandro Costa; Educação, Maria Justina da Silva; Meio Ambiente, Angela Meira; Assistência Social, André dos Santos (interino); Fazenda, Salete Horst; de Direitos Humanos Kelyn Trento; Transparência e Governança, Leandro Correia; o vereador Karl Stoeckl e assessores da vereadora Anice Gazzaoui.

Fonte:

Deixe seu comentário