Portal da Cidade Foz

cultura

Show na Feirinha da JK vai celebrar o Dia Nacional do Samba neste domingo

Apresentação com Grupo Samba e Cia acontece a partir das 10h30 na Praça da Paz.

Publicado em 29/11/2018 às 01:58
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/Divulgação )

O Dia Nacional do Samba será comemorado neste domingo (2) ao melhor estilo: com muita música e animação em meio a Feirinha da JK. O show com o grupo “Samba e Cia” começa a partir das 10h30, na Praça da Paz. O evento é uma realização da Fundação Cultural e tem entrada franca. 

O show a céu aberto vai fazer uma viagem ao passado, resgatando melodias antigas e contando um pouco da história desse ritmo brasileiro que marca a formação da identidade cultural do país. Composições de ícones como Cartola e Jacob Bandolim serão interpretadas pelo grupo, que faz sucesso por onde passa. O público vai poder matar a saudade de canções como “Não deixe o samba morrer”, “As rosas não falam” e “Naquela mesa”.  

Nesta experiência de reencontro, a intenção é valorizar e preservar a brasilidade desse gênero que além da melodia tão cativante, tem muita história a contar. “Vamos cantar sambas antigos pra matar a saudade e pra quem não conhece, ter a oportunidade de conhecer. O objetivo é não deixar o samba morrer, como diz Alcione, e homenagear e resgatar o samba, pois ele conta uma história”, comentou a cantora Graça Paura, vocalista do grupo. 

A apresentação também marca o encerramento das ações voltadas ao Dia da Consciência Negra. O samba, considerado tipicamente brasileiro, carrega consigo elementos e misturas com os ritmos africanos, trazidos pelos escravos ao Brasil, em seu período colonial. Essa trajetória será contada pelo Grupo Samba e Cia através das músicas, como “Delegado Chico Palha”, uma das composições que reflete a história do país. “Antigamente existiam rodas de samba em terreiros, mas era proibido, pra se fazer tinha que ter alvará, e a policia reprimia, era clandestino, havia muito preconceito. O samba começou oprimido, havia um delegado naquela época, Chico Palha, que descia a porrada, e virou tema de música para contar essa história”, contou Paura. 

Fonte:

Deixe seu comentário