Portal da Cidade Foz

Espetáculo

Vila Encantada de Natal celebra família e amizade no Gramadão da Itaipu

Espetáculo com cinco palcos e mais de 100 atores teve dança, acrobacias e levou muita emoção para a plateia.

Publicado em 19/12/2022 às 15:55

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

(Foto: Rafael Kondlatsch/Itaipu Binacional)

A noite do último sábado, 17 de dezembro, entrou para a história de Foz do Iguaçu como uma das maiores celebrações natalinas que a cidade já viu. O espetáculo “A Vila Encantada do Natal”, da Felchak Produções, de Guarapuava (PR), atendeu às expectativas do público e emocionou crianças e adultos que se reuniram no Gramadão da Itaipu. 

Com um enredo lúdico, figurino colorido exclusivamente criado para a encenação e mais de 100 artistas atuando em cinco palcos diferentes, a peça contou a história de um pequeno pirilampo que deixou a sua casa, na Vila das Cataratas, para uma jornada em busca do Papai Noel. Na aventura, ele passou por lugares de sonho, como a Vila do Conhecimento e a Vila dos Brinquedos, por exemplo, onde aprendeu mais sobre o Natal – uma data em que se celebram a vida, a família e a união, e que vai além dos presentes. 

Cada parte da narrativa foi contada a partir de um dos palcos, com as transições acontecendo sempre com uma passagem pelo espaço central. Com muitas danças e acrobacias circenses, artistas chamavam a atenção da plateia enquanto o pequeno pirilampo viajava pelo céu, preso a um cabo que o fazia voar pela vila, indo de um cenário a outro.

Essa mesma estrutura aérea trouxe a figura mais esperada da noite: o Papai Noel. Às 22h12, ele desceu do céu junto com quatro bailarinos, fazendo a alegria da criançada que admirava a cena. Em meio ao público, vozes animadas declaravam amor ao bom velhinho. “Papai Noel, eu sou seu fã número 1!”, era uma das frases mais repetidas pelos pequenos. Para Lucas Mendes Junges, esse foi o principal momento da noite. “Foi a parte mais difícil, subir naquela altura. Eu não teria coragem de subir tudo aquilo. Acho que é o que mais chamou a atenção de todo mundo”, comentou.

Essa magia toda do espetáculo, segundo Tânia Fátima da Costa, é o que faz valer a experiência. Acompanhada do marido, Esmael Costa, ela levou as filhas, Vitória e Geovana, para curtir a peça. “Isso é maravilhoso, chama a atenção delas. Elas vão para casa alegres, imaginando as coisas que viram aqui. É um mundo de imaginação que é muito estimulante. Foi muito bonito”, disse. 

Já Hélia Maria da Silva Mendes, que há 40 anos vive em Foz do Iguaçu, elogiou a estrutura do Gramadão para esse tipo de evento. “É um lugar maravilhoso, temos um privilégio de ter um lugar assim para um espetáculo como esse.” 

Presenças ilustres

No dia 17, o Natal Águas e Luzes do Gramadão contou ainda com a presença do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que fez a abertura oficial do evento. Em seu discurso, ele lembrou a importância de Jesus e do simbolismo que a data representa, citando a história de soldados alemães e ingleses que fizeram as pazes e celebraram juntos o Natal em 1914, durante a primeira guerra. “Por isso eu peço que você olhe para quem está ao seu lado e lembre-se: em 1914, inimigos fizeram as pazes. Tenho certeza que nós podemos fazer o mesmo”, declarou. 

O espetáculo contou ainda com a presença do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, e demais diretores da empresa; do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, acompanhado da primeira-dama, Rosa Maria Jeronymo; além do bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, dom Sérgio de Deus Borges. 

Cancelamento

Infelizmente, o espetáculo “A Vila Encantada do Natal”, que seria reapresentado no Gramadão no domingo, dia 18, precisou ser cancelado por conta das forte chuva que caiu no horário do show. A decisão foi tomada em comum acordo entre a Itaipu e a Felchak Produções Artísticas, para manter a integridade física do público, artistas e equipe técnica.

Fonte:

Deixe seu comentário