Portal da Cidade Foz

Curiosidade

Você sabia? Única visita de Roberto Bolãnos ao Brasil foi em Foz do Iguaçu

O interprete do Chaves, relatou como, em 1981, conheceu as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional em seu livro autobiográfico.

Publicado em 15/07/2023 às 16:10

(Foto: DILGUAÇÃO/TELEVISA)

Chaves é sem sombra de dúvidas um dos personagens mais queridos da televisão brasileira. Transmitido pelo SBT por 36 anos, o seriado mexicano que mostrava a vida do personagem, na Vila ao lado de Chiquinha, Kiko, Seu Madruga, Dona Florinda, entre outros, conquistou o público e sempre foi líder de audiência.

Com o grande sucesso conquistado em toda a América Latina, era comum que os intérpretes aparecessem em vários programas televisivos e realizassem shows de todos os países da região, e especialmente no Brasil, alguns deles, como María Antonieta das Nieves (Chiquinha), Carlos Villagrán (Kiko) Edgar Vivar (Seu Barriga), estiveram em várias ocasiões.

No entanto, o criador do seriado e que deu vida ao Chavez, Roberto Gómez Bolãnos, nunca visitou o Brasil oficialmente. Embora tenha sido convidado pelo SBT, e tenha concedido entrevistas ao canal, Bolãnos, a princípio acreditava que por falar espanhol poderia perder público no país, único da América a falar Português, e mais tarde por incompatibilidade de agenda nunca esteve em um estúdio de TV no Brasil.

Porém, mesmo que a visita não tenha ocorrido de forma oficial, Roberto Bolãnos passou pelo Brasil em uma ocasião. Em 1981, o “Chavez” esteve em Foz do Iguaçu onde conheceu as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional. A passagem pela cidade foi relatada em seu livro autobiográfico “Sem Querer Querendo: A autobiografia de Roberto Gómez Bolãnos”.

De acordo com Bolãnos, ele estava no Paraguai onde realizava uma série de apresentações e, ao passar por Ciudad del Este, foi orientado a procurar hotéis no Brasil, onde havia mais opções. Foi quando passou a fronteira e pisou pela primeira e única vez em território brasileiro. À época, a Itaipu Binacional ainda estava em obras, mas conseguiu surpreender o ator e escritor.

Leia o trecho

"Nós chegamos à Ciudad del Este para apresentar nosso espetáculo. Mas na hora de pernoitar, disseram que era melhor fazê-lo no Brasil. Precisamente em Foz do Iguaçu, cidade próxima das imponentes Cataratas do Iguaçu. No dia seguinte fomos conhecer as Cataratas, as maiores do mundo (em largura) e talvez as mais bonitas. São centenas de "cortinas" de água, de diversos tamanhos e colocadas em diversos níveis, de modo que formam um espetáculo esplêndido.

Não mais bonito resulta outro espetáculo, só que este não da natureza, mas do homem. Estou me referindo à famosa Barragem Itaipu, cujas dimensões são maiores que a não menos célebre Barragem de Asuán, no Egito. Essa, Itaipu, foi construída por Brasil e Paraguai; e diz que tem capacidade para levar energia a todo o Paraguai, além de grande parte do Sul do Brasil. Mas o melhor de tudo, para nós, foi que tivemos a sorte de estar nesse lugar exatamente uma semana antes da inauguração. De modo que nos convidaram a cruzar o leito do reservatório em um jipe. Uma semana depois, não seria possível fazer isso, pois o reservatório voltaria a se encher com as águas do Rio Paraná, cujo curso foi previamente desviado. Uma vez terminada, a barragem alimentaria a maior central hidrelétrica do mundo."


Fonte:

Deixe seu comentário