Portal da Cidade Foz

economia

ACIFI reitera posição favorável à reabertura gradual e segura do comércio

Posição busca minimizar efeitos econômicos e sociais causados pela paralisação das atividades.

Publicado em 09/04/2020 às 05:37

(Foto: Marcos Labanca/Divulgação)

A ACIFI reiterou posição a favor da antecipação da reabertura gradual e monitorada de atividades comerciais que não geram aglomeração de pessoas. O posicionamento foi protocolado em resposta à decisão da Prefeitura de Foz do Iguaçu de permitir o retorno gradativo dos estabelecimentos comerciais somente a partir da segunda-feira, 13.

Em ofício enviado ao prefeito Chico Brasileiro, a entidade ratificou a proposta apresentada no domingo, 5, reforçando convicção de que a abertura parcial de empresas que não gerem aglomerações, com restrição pela metade da capacidade do funcionamento das empresas, é medida cabível e adequada para a realidade local.

A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu relacionou no documento, entre outros argumentos, que a sua proposta está alinhada inclusive à posição manifestada pelo Ministério da Saúde em 6 de abril, que passou a aconselhar o Distanciamento Social Seletivo (DSS). Clique aqui para ver o embasamento do ofício da associação na íntegra.

Nele, a entidade também reafirma que sua reivindicação visa, sobretudo, minimizar os nefastos efeitos econômicos e sociais causados pela paralisação das atividades, como aumento do desemprego, o fechamento de empresas, a redução da renda de autônomos e trabalhadores de todos os segmentos, além da violência social.

O documento ressalta ainda o diálogo franco e aberto com o município, reforçando a posição em acompanhar os órgãos municipais no cumprimento do cronograma apresentado para o enfrentamento à pandemia e reabertura do comércio. Por fim, reafirma que continuará “auxiliando nossos associados e toda a sociedade iguaçuense, tomando medidas para a retomada da nossa economia”.

Fonte:

Deixe seu comentário