Portal da Cidade Foz

saldo positivo

Caged demonstra retomada na geração de empregos em Foz

Números do primeiro bimestre de 2018 são os melhores dos últimos quatro anos.

Publicado em 28/03/2018 às 07:15
Atualizado em

(Foto: Christian Rizzi)

Em um claro sinal da retomada do crescimento econômico, Foz do Iguaçu registrou, nos dois primeiros meses do ano, o melhor saldo positivo na criação de postos de trabalho formais desde 2014. Só em janeiro e fevereiro foram criadas praticamente a mesma quantidade de vagas formais do que em todo o ano passado. É o que apontam os dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na última sexta-feira, 23 de fevereiro.

Segundo os dados divulgados, no primeiro bimestre deste ano, Foz do Iguaçu totalizou um saldo positivo de 429 novas carteiras assinadas. Foram admitidas 4.770 pessoas e ocorreram 4.341 desligamentos neste período. O número é o maior dos últimos quatro anos. No primeiro bimestre de 2015, o número de contratações superou o de demissões em 243 postos de trabalho. No ano seguinte, durante o mesmo período, houve uma queda para 148 novas carteiras assinadas e nos dois primeiros meses de 2017, o saldo foi de apenas 14 vagas.

O desempenho nos dois primeiros meses deste ano também se aproxima ao verificado em todo o período do ano passado. Em doze meses de 2017, o saldo na geração de postos de trabalho foi de 453 vagas. Só em janeiro e fevereiro de 2018 totalizaram 429 novos empregos.

“Podemos afirmar, categoricamente, pelos dados do Caged, que a economia da cidade começou a deslanchar. Há uma reação em curso, impulsionada pelo setor de serviços, liderado pelo turismo, e também pela retomada das obras da construção civil. Expectativa é que haja um maior avanço do comércio neste mês de março, que inclui a Semana da Páscoa. Indústria ainda vai levar de dois a três meses para apresentar bons resultados, até que possamos liberar as concessões das novas áreas do distrito industrial. Ao que tudo indica, 2018 vai se confirmar como o ano do desenvolvimento e da geração de empregos”, acredita o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Serviços

Se levar em conta os meses de janeiro e fevereiro, o setor que mais empregou foi o de serviços - que engloba 6.646 estabelecimentos e 30.815 empregos formais - com saldo positivo de 426 admissões. A construção civil vem em seguida com um saldo positivo de 95 efetivações entre contratações e desligamentos. Outros segmentos avaliados pelo Caged seguiram uma tendência estadual e apresentaram saldo negativo, o que impediu um maior avanço da média de contratações na cidade.

Otimismo

Piolla lembra que os números do Caged mostram uma recuperação do setor da construção civil. Este ano o setor deve se recuperar, sob o argumento das obras que estão previstas. Dentre elas, destaca: Mercado Público da antiga Cobal, asfaltamento da Vila C, repaginação do terminal do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, construção do viaduto da Avenida Costa e Silva, início das obras de duplicação da Rodovia das Cataratas, construção do Centro de Distribuição do Super Muffato, abertura de novos hotéis e, ainda, o lançamento dos editais do Distrito Industrial, entre outras iniciativas. Isso sem contar a retomada das obras paralisadas em virtude da Operação Pecúlio.

Piolla destacou ainda o impacto positivo causado pelas medidas adotadas pela gestão do prefeito Chico Brasileiro para colocar as finanças da Prefeitura em ordem e disse que a cidade vive uma grande expectativa em relação aos resultados que podem ser gerados com a agenda de desenvolvimento local, que inclui: a nova legislação para estimular a captação de eventos; a aprovação da Lei da Inovação e da Tecnologia; o fomento ao crédito para micro e pequenas empresas e também MEI´s, com aval de empréstimo da Garantioeste; a Lei da Microcervejaria; as mudanças nos códigos das atividades econômicas no zoneamento urbano, os códigos CNAE´s;  e a liberação dos alvarás para novas construções, dentre outras.

“Precisamos avançar ainda na desburocratização de alvarás e licenças, mas em breve teremos novidades”, conclui Piolla.

Fonte:

Deixe seu comentário