Portal da Cidade Foz

economia

Com real desvalorizado, Foz do Iguaçu vira centro de compras dos paraguaios

Comerciantes relatam um aumento de 50% na circulação de paraguaios para produtos do varejo e atacado.

Publicado em 02/05/2021 às 22:15

(Foto: Portal da Cidade/Arquivo)

A moeda brasileira está tão desvalorizada que aconteceu um processo de inversão curioso: os paraguaios estão cruzando a fronteira para comprar mercadorias no Brasil e não mais o contrário.

Comerciantes da fronteira em Foz do Iguaçu relatam um aumento de 50% na circulação de paraguaios para produtos do varejo e atacado.

Pesa neste processo, além da completa desvalorização do papel brasileiro, as restrições da pandemia da covid-19 e uma ainda tímida recuperação do mercado de turismo, pouco impulsionado pelos turistas brasileiros.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, não são apenas mercadorias que os paraguaios procuram, mas também alimentos não perecíveis, embutidos, ovos e laticínios – mesmo com a implicação da inflação pesando sobre os alimentos nesta pandemia.

Desde o começo do ano, o guarani paraguaio valorizou frente ao real. No final do ano passado era preciso ter 1.327 guaranis para comprar R$ 1 e agora são necessários 1.200. Além disso, o guarani valorizou 5% ante ao dólar, enquanto o real caiu 4%.

Segundo dados da Polícia Federal, mais de 40 mil paraguaios entraram no país, principalmente em janeiro, que registrou metade dessas visitas.


Fonte:

Deixe seu comentário