Portal da Cidade Foz

Simples Nacional

Emissão da nota fiscal de serviço do MEI será pelo Portal do Simples Nacional

Equipes da Central do Empreendedor farão treinamento on-line na quinta-feira (30) sobre como usar a plataforma nacional

Publicado em 28/03/2023 às 07:37
Atualizado em

A partir de 3 de abril, os MEIs (microempreendedores individuais) devem emitir a nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), no padrão nacional, exclusivamente pelo Portal do Simples Nacional ou por meio do aplicativo NFS-e Mobile com cadastro prévio.

A secretária municipal da Fazenda, Salete Horst, explica que o convênio para a emissão das notas em sistema nacional foi uma sugestão do governo federal. "Essa foi a solução nacional para padronização das notas fiscais de serviço. A equipe de técnicos da secretaria da Fazenda já está trabalhando para transferir as informações da infraestrutura local para o sistema nacional".

A Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) n° 169/2022 legalizou a obrigatoriedade de emissão da NFS-e exclusivamente no ambiente nacional de todas as atividades sujeitas ao ISSQN. Com a adesão do município, o sistema vigente no site da Prefeitura de Foz do Iguaçu será desabilitado. Para utilizar o emissor nacional, o MEI terá que efetuar um cadastro prévio.

Além da padronização da emissão de documento fiscal de serviços do MEI com validade nacional, a resolução trouxe os benefícios de dispensa de emissão de outro documento fiscal municipal relativo ao ISS e o aplicativo para emissão da NFS-e através de dispositivos móveis.

Central do Empreendedor

Para a transferência correta e padronizada das informações aos microempreendedores, a equipe de atendimento da Central do Empreendedor de Foz do Iguaçu fará um treinamento on-line, na quinta-feira (30), sobre como usar a plataforma nacional e o aplicativo para a emissão das notas fiscais de serviço dos MEIs.

"Toda rede de atendimento, das salas do empreendedor de todo Brasil, farão esse treinamento para orientar os empresários. A Central do Empreendedor de Foz tem a expertise consolidada nos trâmites empresariais, em especial do MEI. O treinamento vai alinhar as informações e sanar dúvidas pendentes", afirma Marcelo Padilha, consultor do Sebrae-PR.

 A Central do Empreendedor funciona em anexo ao prédio da Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), rua Padre Montoya, 490, centro. Telefones para contato são o (45) 3521-9506 e 98423-3148 (WhatsApp).

MEIs em Foz

Levantamento realizado pelo Sebrae-PR mostra que em Foz do Iguaçu há 22.799 Microempreendedores Individuais, 12. 257 são prestadores de serviço, o que equivale a 55% dos MEIs em atividade no município. As cinco principais atividades de atuação desses microempreendedores são:

- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;

- Promoção de vendas;

- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal;

- Instalação e manutenção elétrica;

- Obras de alvenaria.

(Com informações do Gov.br)

Fonte:

Deixe seu comentário