Portal da Cidade Foz

União na Economia

Empresários de Foz do Iguaçu se unem para criar Núcleo do Porto Meira na ACIFI

Comunidade da Região Sul de Foz do Iguaçu se mobiliza em prol do desenvolvimento empresarial.

Publicado em 18/05/2021 às 01:54

Dezenas de comerciantes e líderes comunitários têm participado dos encontros para criar o Núcleo do Porto Meira. (Foto: Divulgação)

Grande Porto Meira. (Foto: Kiko Sierich)

Empresários do Porto Meira estão unindo forças para criar um núcleo setorial na ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu). O objetivo é reunir representantes das principais atividades econômicas para promover ações em prol do desenvolvimento e valorização de um dos bairros mais antigos e importantes da cidade.

Mais de 40 pessoas, entre comerciantes e líderes comunitários, têm participado dos encontros para criar o Núcleo do Porto Meira. A mobilização também conta com a mediação de integrantes da ACIFI, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Centro Universitário UniAmérica.

“A participação direta da comunidade empresarial de toda a Grande Região Sul de Foz é fundamental para o sucesso do Núcleo do Porto Meira”, afirma o presidente da ACIFI, Faisal Ismail. O dirigente lembra que a entidade já abriga o Núcleo do Distrito Industrial e o recente Núcleo da Avenida Brasil – ambos detentores de resultados para todos.

No último encontro, promovido dia 12, o Sebrae apresentou um diagnóstico empresarial com dados de toda a região. Nesse primeiro momento foram escolhidas três vias públicas para o levantamento de informações, contudo já foi possível ter uma ideia do total de empresas e segmentos.

Há 20 anos com comércio na Avenida Morenitas, Talita Ferrari revela ser grande a expectativa acerca da mobilização em conjunto com ACIFI, Sebrae e UniAmérica. “O Porto Meira tem obtido melhorias, porém tem muito para conquistar em prol do comércio e das famílias da região. Estamos colhendo muitas ideias, que esperamos colocar em prática.”

Parceiros – Durante o mesmo evento, ficou acordado que o Centro Universitário UniAmérica realizará uma pesquisa na região para coletar informações que servirão de base à tomada de decisões nas futuras ações do Núcleo do Porto Meira.

Segundo Amanda Fagundes, consultora do Sebrae Paraná, o objetivo é alinhar ideias e expectativas, bem como identificar oportunidades, para depois atuar em prol da construção de um plano de ação. A fase inicial definirá ainda prioridades como infraestrutura, mobilidade, segurança, ações promocionais, capacitações, entre outras escolhas.

Grande Porto Meira – O bairro guarda em sua memória uma saudade gostosa da época de ouro de travessia de balsa para a Argentina. Era um formigueiro só para descer a barranca do Rio Iguaçu rumo a Puerto Iguazú. Veio a Ponte Tancredo Neves, e o comércio permaneceu anos aquecido enquanto era vantajoso para os argentinos comprarem no Brasil.

De uns tempos para cá, o Porto Meira vive um novo ciclo de expansão do seu comércio. A economia regional ganhou gás a partir dos recentes empreendimentos privados no bairro e em seu entorno, como o Marco das Três Fronteiras e o Shopping Catuaí Palladium. Também é grande a expectativa em torno da segunda ponte entre Brasil e Paraguai.

Fonte:

Deixe seu comentário