Portal da Cidade Foz

Flexibilização

Entidades reforçam pedido ao prefeito para reabertura do comércio de Foz

ACIFI propõe retorno das atividades com redução do atendimento e horários diferenciados por região.

Postado em 04/03/2021 às 00:03

(Foto: Divulgação)

Representantes de entidades reuniram-se por duas vezes nessa quarta-feira, 3, com o prefeito Chico Brasileiro para reivindicar a flexibilização das restrições às atividades econômicas. Os dois encontros foram realizados na sede da ACIFI, que tem puxado o debate em conjunto com o Comtur, Sindhotéis e Visit Iguassu.
O objetivo foi discutir alternativas aos decretos estadual e municipal que suspenderam o funcionamento de atividades não essenciais até o dia 8 de março visando a conter a disseminação da covid-19. Após mediação ao meio-dia e no fim da tarde, foi amadurecida uma proposta para o retorno imediato das atividades comerciais.

Para o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, a expectativa é em relação à retomada das atividades comerciais e prestação de serviços o quanto antes, ainda que com redução da capacidade de funcionamento e até mesmo em horários diferenciados por região. “Assim a circulação de pessoas diminui na cidade e ao mesmo tempo permite às empresas ter um mínimo de funcionamento”, resumiu o dirigente.

Segundo Chico Brasileiro, o município está estudando as alternativas de flexibilização, mas “elas precisam estar em consonância com as medidas estabelecidas pelo governo estadual. O pedido das entidades será debatido com o Hospital Municipal, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria da Saúde. Um novo encontro está previsto para esta quinta-feira, 4.

“Precisamos ficar atentos e ter segurança para anunciar medidas tão importantes para o município. Todas as decisões precisam ser tomadas em conjunto, com um diálogo aberto para entender os anseios econômicos dos empresários, mas também refletindo sobre o atual estágio da doença na cidade”, afirmou o prefeito.

Com as duas reuniões desta quarta-feira, já são cinco encontros promovidos desde o começo da atual quarentena. Os outros ocorreram na sexta-feira, dia 26 (duas ocasiões), e no sábado, dia 27. Todos com o mesmo propósito: impedir a falência em massa de empresas e salvar empregos em equilíbrio com a saúde pública.

“A ACIFI apoiou a realização e participou do encontro com o coordenador do Grupo de Trabalho da Covid-19, coronel Aureo Ferreira, assessor especial do general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu. Dessa mediação, foi anunciado um grande investimento para ajudar a combater a covid-19 em Foz e região”, completou Faisal Ismail.

Participantes – Também participaram das reuniões de quarta-feira os presidentes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Yuri Benites; do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região), Neuso Rafagnin; do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez; e da Câmara de Vereadores, Ney Patrício.

Pela prefeitura estiveram presentes o vice-prefeito, Francisco Sampaio; o diretor-superintendente do Foztrans, Licério Santos; o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli; o secretário de Segurança Pública, Reginaldo Silva; o secretário de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, João Pereira dos Santos; o diretor-presidente do Hospital Municipal, Sérgio Fabriz; o diretor técnico do HM, Fábio Marques; e a diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski Bom.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas