Portal da Cidade Foz

desempenho

Foz é a quarta cidade do Paraná que mais gerou empregos no mês de abril

Com saldo positivo de 316 empregos formais, Foz ficou na frente de cidades como Cascavel, Londrina e Ponta Grossa.

Publicado em 20/05/2018 às 08:22

O turismo em evidência fez com que o setor de serviços respondesse sozinho por 57% dos empregos gerados em abril. (Foto: Christian Rizzi)

O ano de 2018 caminha para ser o melhor da história de Foz do Iguaçu na geração de empregos formais. No mês de abril, a cidade ficou em quarto lugar no Paraná dentre os municípios que que mais geraram empregos com carteira de trabalho assinada. Foz também é a quarta cidade paranaense com melhor resultado no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados são do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho.

Durante o mês de abril, o município gerou 2.401 admissões e 2.085 demissões, totalizando um saldo positivo de 316 empregos formais . Com esse resultado, o saldo positivo nos primeiros quatro meses do ano já soma 961 empregos com carteira assinada. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo positivo é de 1.320 empregos.

O saldo positivo do mês de abril, de 316 empregos formais, fez com que a cidade tivesse um dos melhores desempenhos do estado do Paraná, na frente de cidades maiores, como Cascavel, Londrina e Ponta Grossa. Curitiba ficou em primeiro com um saldo positivo de 1.536 empregos, seguida de São José dos Pinhais (584), Maringá (517), e Guarapuava, rigorosamente empatada com Foz do Iguaçu.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, com saldo positivo de 1.320 empregos formais, Foz do Iguaçu ficou atrás apenas de Cascavel (1.685), Maringá (1.595) e São José dos Pinhais (1.543).

Nos primeiros quatro meses do ano, Foz do Iguaçu está em sexto lugar no ranking geral dos municípios paranaenses, mas em ascendência, com saldo positivo de 961 empregos. Curitiba lidera com 7.872, seguida de Maringá (2.281), Cascavel (2.143), São José dos Pinhais (1.957) e Guarapuava (974).

“O desempenho do mês de abril confirma a nossa expectativa de que 2018 será o ano do desenvolvimento e da geração de empregos”, comemora o prefeito Chico Brasileiro.

Ele afirma que a cidade tem muito o que avançar ainda para melhorar o ambiente de negócios, como a desburocratização dos serviços da Prefeitura e o atendimento unificado das secretarias ao setor empresarial.

O prefeito afirma que os próximos meses serão ainda mais produtivos para a geração de empregos, com o andamento  das obras de infraestrutura, o concurso público municipal, a abertura dos free shops, a concessão de novas áreas do distrito industrial e o movimento do turismo, que deve crescer cerca de 15% este ano, com novos recordes de visitação.

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, “os resultados do mês de abril e do acumulado dos últimos 12 meses demonstram o acerto da agenda de desenvolvimento da cidade, que vem sendo implementada desde o início do governo Chico Brasileiro”. Ele acredita que Foz do Iguaçu poderá bater o recorde anual de geração de empregos em 2018.

Turismo e serviços

O turismo em evidência fez com que o setor de serviços respondesse sozinho por 57% dos empregos gerados no mês de abril, com saldo positivo de 180 vagas. Construção civil, em recuperação, veio em seguida, com 58 vagas de saldo. Comércio reagiu criando 39 vagas a mais do que os desligamentos. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor de serviços, incluindo o turismo, foi responsável por 93,7% do saldo positivo das 1.320 vagas criadas.


Fonte:

Deixe seu comentário