Portal da Cidade Foz

economia

Free shops da Argentina e Brasil tem vantagem, afirma dono do Shopping China

Empresário Felipe Cogorno Álvarez disse que vantagem pode colocar na corda bamba o turismo de compras no Paraguai.

Publicado em 29/02/2020 às 08:30
Atualizado em

(Foto: Everton Cavalheiro/Arquivo)

Enquanto o setor de importados do Paraguai se mostra contra o projeto de lei que habilita os free shops em cidades da fronteira do país e coloca em risco o comercio fronteiriço, o empresário e um dos donos do Shopping China, Felipe Cogorno Álvarez, afirma que os free shops instalados na Argentina e Brasil tem muita vantagem por ser uma loja livre de impostos, colocando na corda bamba o turismo de compras no Paraguai.  

Há muitos anos o comércio em Cidade do Leste vem experimentando uma queda econômica, mas sem uma proposta eficaz por parte do governo, e vem se agravando muito mais com a proposta do regime de lojas livres em 30 municípios brasileiros, que diferente do Paraguai não existe restrições do tipo de produto a ser vendido com tributos único de 6% para produtos importados e 3% para produtos nacionais.

O empresário Felipe Cogorno Álvarez, afirma que os free shops devem ser instalados no Paraguai para poder competir com as mesmas condições que Argentina e Brasil, inclusive foi publicado uma lista detalhando os valores e os impostos pagos tanto pelos empresários nacionais e do país vizinho.


Felipe Cogorno Álvarez, citou como exemplo o vinho. A pressão tributaria no Paraguai chega a 43%, sendo destinado ao Turismo de Compra, enquanto nos “Free Shops” de Foz do Iguaçu, é somente de 6% e nos Duty Free da Argentina 4,5%.

Fonte:

Deixe seu comentário