Portal da Cidade Foz

Pepe Mujica encerra agenda em Foz do Iguaçu

O ex-presidente do Uruguai, aproveitou agenda em Foz e visitou as Cataratas do Iguaçu.

Publicado em 18/03/2016 às 08:17

O senador e ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica conheceu, na tarde de quarta-feira (16), as estratégias de Itaipu e parceiros voltadas para o desenvolvimento territorial do Oeste do Paraná e da região trinacional. OEncontro Estratégias de Desenvolvimento Territorial Sustentável aconteceu no PTI e encerrou a agenda de Mujica e de sua esposa, a também senadora uruguaia Lucía Topolansky, em Foz do Iguaçu.

Mujica pôde conhecer o Programa Oeste em Desenvolvimento, que atua no fortalecimento de quatro cadeias produtivas da região (frango, suíno, leite e peixe), com foco no planejamento e na busca de soluções para os problemas. Também foi apresentado o programa Fronteiras Cooperativas, que nasceu no Sebrae-PR e hoje integra as três cidades da região trinacional (veja abaixo).

 “Sigam com seus esforços”, disse Mujica após as explanações. “Tratem de se juntar com as pessoas que pensam da mesma forma que vocês e não olhem apenas para os aspectos político ou econômico de suas ações”, resumiu.

De acordo com o assistente da Diretoria Geral Brasileira e responsável pela temática de desenvolvimento territorial na Itaipu, Herlon de Almeida, o principal objetivo do encontro foi mostrar ao ex-presidente uruguaio as metodologias de trabalho desenvolvidas na região e ouvir a impressão de Mujica sobre elas. “Ele se emocionou e vibrou muito com o que fazemos aqui. Percebeu que nosso trabalho segue o mesmo rumo, a mesma rota, de tudo o que ele defende em sua história de vida”, afirmou Herlon.

Na terça (15) e na quarta-feira (16), Mujica e Lucía participaram de uma longa programação em Foz do Iguaçu. Na terça, o senador concedeu uma coletiva de imprensa e em seguida proferiu a aula magna da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Cineteatro dos Barrageiros, em Itaipu, com o tema Integração e Desafios de Hoje na América Latina. Depois, visitou Itaipu e conheceu o Centro Internacional de Biogás (CIBiogás), no PTI.

Na quarta-feira, os senadores visitaram as Cataratas do Iguaçu, pela manhã, e depois participaram da reunião com representantes de instituições voltadas para o desenvolvimento territorial do Brasil, Paraguai e Argentina.

Fronteiras Cooperativas

O representante do Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Augusto Stain, contou sobre o programa Fronteiras Cooperativas, iniciado no próprio Sebrae, em 2013, e responsável por integrar a região da tríplice fronteira em torno de objetivos comuns.

 “Nosso primeiro grande foco foi criar conselhos de desenvolvimento nas outras cidades, assim como o existente em Foz do Iguaçu”, contou. Assim, no final do ano passado, nasceram o Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este (Codeleste) e o de Puerto Iguazu (Codepi), que, junto com o Codefoz, de Foz do Iguaçu, formam hoje uma governança única para debater as pautas comuns às três cidades.

O próximo passo é conseguir representatividade da nova entidade no âmbito do Mercosul. Segundo o representante-geral do Mercosul, Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha, que acompanhou a agenda de Mujica na cidade, o pleito vai ser levado à presidência pró tempore do Mercosul, a cargo do governo do Uruguai até a metade do ano. A representatividade do Fronteiras Cooperativas no Mercosul se dará por meio do Sub Grupo de Trabalho 18, que trata sobre áreas fronteiriças.

Fonte:

Deixe seu comentário