Portal da Cidade Foz

Economia

Prefeito anuncia redução dos salários e suspende tributos municipais por 90 dias

Os prazos de vencimento de todos os tributos municipais estarão suspensos pelos próximos 90 dias, incluindo, parcelamentos.

Publicado em 25/03/2020 às 01:51
Atualizado em

(Foto: PMFI/Arquivo)

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, anunciou nesta terça-feira (24), por meio de transmissão ao vivo na página oficial da Prefeitura, medidas de contenção de despesas para priorizar o orçamento na área da saúde e adotar ações de apoio aos contribuintes municipais.

Segundo Chico, os prazos de vencimento de todos os tributos municipais estarão suspensos pelos próximos 90 dias, incluindo, parcelamentos. "Não é uma isenção, pois nós não podemos fazer renúncia da arrecadação", esclareceu o prefeito, fazendo alusão à Lei de Responsabilidade Fiscal.

A suspensão engloba o IPTU, cujo prazo para pagamento tinha sido prorrogado para 31/03. "Vamos diminuir a quase zero a arrecadação municipal a título de arrecadação própria. É uma medida drástica, mas sabemos que o momento é difícil", informou o gestor.

Chico Brasileiro comunicou, ainda, a redução em 20% dos salários dele próprio, do vice-prefeito, dos secretários e dos cargos comissionados, além da eliminação de gratificações e encargos de chefia, de forma imediata, já a partir da próxima folha.

"Precisamos reduzir despesas e a primeira medida vai ser a redução da folha de pagamento, daqueles que podem ter seus ganhos reduzidos", disse o prefeito, agregando que a medida será encaminhada à Câmara Municipal para apreciação, em caráter urgente, nos próximos dias.

Em Foz do Iguaçu, as atividades comerciais (excesso as essenciais) estão suspensas desde a última sexta-feira (20). Conforme o boletim atualizado nesta terça-feira, a cidade tem quatro casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, além de 107 casos suspeitos à espera dos resultados dos exames.

Fonte:

Deixe seu comentário