Portal da Cidade Foz

economia

Prefeitura de Foz injetará mais de R$ 17,5 milhões com 13º dos servidores

Pagamento integral será efetuado na próxima quinta-feira (12). Medida vai movimentar a economia local.

Publicado em 06/12/2019 às 07:42

(Foto: Divulgação/PMFI)

Por conta do equilíbrio das contas públicas de Foz do Iguaçu, a Prefeitura antecipará para o dia 12 de dezembro, o pagamento do 13º salário do funcionalismo público. A medida, que atende a uma determinação do prefeito Chico Brasileiro, injetará mais de R$ 17,5 milhões na economia local. “Assim como em 2017 e 2018, este ano anteciparemos o 13º salário e estamos pagando integralmente. Esta é uma medida importantíssima para os servidores e contribuirá significativamente para o aquecimento da economia local nesse período de festas de final de ano”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

Inicialmente, o pagamento do 13º salário estava previsto para o dia 20 de dezembro, porém por conta do equilíbrio fiscal da prefeitura, os pagamentos serão realizados aos mais de 6 mil servidores no dia 12 de dezembro, realidade bem diferente de boa parte dos demais municípios brasileiros que estão com dificuldades financeiras, a ponto de não conseguirem manter a folha de pagamento em dia.

“Por determinação do prefeito Chico Brasileiro, ao longo de 2019, fizemos enxugamentos na máquina pública, e as adequações orçamentárias, possibilitaram a execução de várias ações, principalmente obras de infraestrutura em todas as regiões da cidade, e que o 13º salário dos servidores seja pago já na próxima semana, de forma antecipada e integral”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Ney Patrício da Costa.

Equilíbrio fiscal

A gestão fiscal de Foz do Iguaçu já é exemplo para muitas cidades brasileiras, pelo segundo ano consecutivo, o Município possui a nota A – avaliação máxima – pelo o índice de Capacidade de Pagamento (CAPAG) medido pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Neste ano, pela primeira vez desde o início da pesquisa anual em 2013, Foz do Iguaçu foi classificado como Boa Gestão pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) faz referência a 2018 e avalia as contas de 5.337 municípios de todo o país, que concentram 97,8% da população brasileira. Além disso, ao longo do ano, todos os salários e pagamentos a fornecedores foram pagos rigorosamente em dia.

Fonte:

Deixe seu comentário