Portal da Cidade Foz

Retomada

Prefeitura divulga cronograma de retomada dos eventos em Foz do Iguaçu

Avanço da vacinação e situação epidemiológica são considerados para determinar a capacidade de público dos eventos.

Publicado em 09/07/2021 às 04:34

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Foz do Iguaçu se prepara para receber grandes eventos, que são catalisadores do turismo e da economia da cidade, a partir do mês de agosto. A retomada dos encontros sociais, corporativos, esportivos e culturais será gradual, seguindo o cronograma da vacinação contra a covid-19 e conforme a situação epidemiológica do Município em relação à doença. 

Nesta sexta-feira (9) será publicado decreto no Diário Oficial do Município com o calendário de retomada dos eventos. A partir de agosto, a cidade poderá receber eventos corporativos com até 500 pessoas e, em novembro, com a expectativa de que 70% da população já esteja imunizada contra o coronavírus, com as duas doses da vacina, deverão ser liberados todos os encontros, independentemente do número de de participantes, desde que respeitado 70% da capacidade máxima dos espaços. 

“O cenário hoje apresenta uma situação de melhora, mas ainda é uma situação de cuidado. Ainda é uma situação de alerta, porém nos possibilita começar a olhar para frente com mais segurança. Mas a maior segurança é a vacinação ”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro. 

150 mil doses aplicadas

O avanço da vacinação é um dos principais fatores considerados para a decisão da prefeitura em relação à retomada dos eventos. Até quinta-feira (08) a cidade já aplicou mais de 150 mil doses de vacina contra a covid, com um empenho redobrado da Secretaria Municipal de Saúde para acelerar a imunização e não deixar doses de vacinas paradas. 

Existe ainda a sinalização positiva por parte do Ministério da Saúde de que Foz do Iguaçu receba nas próximas semanas um lote extra de vacinas, por estar situada em uma região de fronteira. O pedido do prefeito Chico Brasileiro e da secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, foi reforçado com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) esta semana em Brasília (DF), em reunião com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, a projeção, com base no recebimento dos últimos lotes, é de, na primeira semana de agosto, ter 75% da população adulta vacinada com a primeira dose e, em 25 de outubro, 75% da população adulta com as duas doses. 

“Se nós recebermos mais doses, e tudo se encaminha para que a gente receba, porque a reunião em Brasília foi muito positiva, teremos essa projeção antecipada. Então, nós temos um cenário de vacinação muito favorável”, afirma Rosa.

Situação epidemiológica

O apoio da população no cumprimento às medidas restritivas decretadas pela prefeitura para reduzir a transmissão do coronavírus foi fundamental para a redução do número de casos de covid-19. A média móvel de casos da doença nesta quinta-feira (08) era de 57,86 - uma redução de 58% em relação há duas semanas. 

Também houve redução de mortes em decorrência da covid-19. A média móvel de óbitos registrada na quinta-feira foi de 1,29 - representando uma redução de 70% em relação há duas semanas. 

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid do Hospital Municipal Padre Germano Lauck ainda é alta - de 94% -, por isso a prefeitura faz o alerta para que a população mantenha todos os cuidados necessários para a prevenção da covid-19: uso de máscaras, distanciamento social e higienização frequente das mãos. 

Cumprimento dos protocolos

O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, ressaltou que todos os eventos deverão seguir os protocolos sanitários para evitar a transmissão do coronavírus. 

“A responsabilidade sobre o cumprimento dos protocolos tem que ser muito clara quando for solicitada a autorização e o alvará para o evento. O organizador será responsabilizado se os protocolos sanitários não forem cumpridos”, ressaltou. 

“Esse é um momento muito importante para essa retomada, porque permite ao setor fazer o planejamento dos eventos. Somos muito otimistas que o cenário da vacinação pode ser ainda melhor e que as datas poderão ser alteradas favoravelmente”, complementou Angeli. 

Calendário de retomada dos eventos

Eventos sociais 

- A partir de 16 de julho de 2021 até 31 de julho de 2021, se o cenário epidemiológico permitir, até 100 (cem) convidados, ficando proibida a realização de bailes e/ou pista de dança.

- A partir de 01 de agosto de 2021, se o cenário epidemiológico permitir, até 200 (duzentos) convidados, ficando proibida a realização de bailes e/ou pista de dança.

- A partir de 01 de setembro de 2021, se o cenário epidemiológico permitir, até 300 (trezentos) convidados, ficando proibida a realização de bailes e/ou pista de dança.

- A partir de 01 de outubro de 2021 até 31 de outubro de 2021, se o cenário epidemiológico permitir, até 400 (quatrocentos) convidados, ficando proibida a realização de bailes e/ou pista de dança.

Eventos corporativos 

- A partir de 1° de agosto de 2021, se o cenário epidemiológico permitir, até 500 (quinhentos) convidados.

- A partir de 1° de setembro de 2021, se o cenário epidemiológico permitir, até 800 (oitocentos) convidados.

- A partir de 1° de outubro de 2021, se o cenário epidemiológico permitir, até 1.000 (um mil) convidados.

- A partir de 1° de novembro de 2021, se a cobertura vacinal do município estiver acima de 70% e, se o cenário epidemiológico permitir, ficam liberados os eventos corporativos, independente do número de convidados, desde que respeitada a capacidade máxima de 70% dos espaços. 

Fonte:

Deixe seu comentário