Portal da Cidade Foz

Lavadoras de louças

Saiba como escolher a melhor maquina de lava-louças para sua cozinha

Nesse artigo você aprende os pontos principais a serem verificados quando se fala em comprar uma boa máquina de lavar louça.

Publicado em 23/11/2022 às 10:19
Atualizado em

(Foto: Pixabay/Ilustrativa )

Se você já pensou em ter um lava-louças, provavelmente já se perguntou como escolher a melhor lava-louça para cozinha do seu lar. Ao iniciar a busca, é comum que surjam dúvidas como: “Qual o tamanho ideal para minha necessidade?” ou “Quantas funções minha lavadora de louça precisa ter?”.

Lavadoras de louças estão ganhando um grande espaço na cozinha dos brasileiros, que estão cada vez mais buscando uma casa otimizada e moderna. Por isso, nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e te ensinar a escolher a melhor lava-louça de acordo com suas necessidades.

Como escolher uma boa lava-louça?

Com um papel bastante importante na casa, a lava-louça precisa ser prática e potente para poder desempenhar bem sua principal função: reduzir o tempo gasto com a limpeza da louça e otimizar os afazeres domésticos.

Esse equipamento possui vários tamanhos, preços e capacidade de lavagem. Ou seja, ele pode atender todos os públicos; desde pessoas que moram sozinhas até pessoas que têm um grande núcleo familiar.

As lavadoras combinam seus jatos de detergentes e água quente para garantir uma boa higienização da louça. Assim, é possível ter louças brilhantes e limpas dentro de alguns minutos e sem “sujar as mãos”.

Capacidade de louças

Esse é um dos pontos mais importantes para se levar em consideração ao escolher o seu aparelho. A capacidade de cada máquina é medida em “serviços”, esse termo corresponde a “lugares na mesa”. Ou seja, se uma máquina possui 8 serviços, ela lava 8 pratos grandes, 8 xícaras, 8 pires, 8 copos e 8 jogos de talheres em uma só lavagem. Quanto maior for o número de serviços, maior será a quantidade de itens que poderá ser lavado de uma só vez pela máquina.

As máquinas possuem capacidades entre 6 a 14 serviços, servindo bem a todos os consumidores. Para escolher bem a quantidade de serviços que sua máquina precisa ter, verifique a quantidade de pessoas que moram com você e a quantidade de louça usada no dia a dia.

Há também que se levar em conta que se você, mesmo tendo um número reduzido de pessoas em casa, suja uma grande quantidade de louça, precisará investir em uma máquina maior. Assim, você garantirá uma boa economia de água e energia a longo prazo, mesmo que o investimento inicial seja maior que uma máquina de pequeno porte.

Quantidade de serviços

Como dito acima, as lavadoras de louça possuem quantidades de serviço que variam de 6 a 14. É comum surgir dúvidas como “Devo escolher uma de 6, 8, 10, 12 ou 14?”. Para isso, analise sua realidade. Se você mora sozinho ou em casal, uma quantidade de serviços de 6 atenderá bem à sua realidade, visto que esta é a quantidade menor disponível no mercado atualmente.

Outro ponto importante é que a depender da quantidade de serviços, o tamanho da máquina aumenta. Então, se você tem pouco espaço em casa para colocar o equipamento, máquinas muito grandes irão guardar um bom espaço de sua cozinha e precisarão de um planejamento melhor.

Famílias de 4 a 5 pessoas serão bem atendidas por uma máquina de 8 e 10 serviços. Já as de 5 ou mais pessoas podem optar por lava-louças de 12 a 14 serviços. Assim, você garantirá que nenhuma louça ficará de fora no seu ciclo de lavagem e irá evitar o gasto de energia ao ter que usar ela mais de uma vez ao dia. Quanto mais vezes ligadas, mais gasto de água e energia ela irá gerar.

Gasto de energia

Órgãos especializados como a Procel já apontaram que o gasto de energia de uma lava-louças é significativamente menor que o de um chuveiro elétrico. Mesmo com esses dados, é de extrema importância verificar a especificidade de cada produto e escolher uma lavadora que não gere gastos além do necessário.

Ao ter uma lavadora, você já está gastando menos água do que uma lavagem normal na pia, pois a lavadora opera com um sistema fechado. Com relação ao gasto elétrico, máquinas de lavar louça com o selo Procel A garantem uma maior economia de energia.

Em linhas gerais, se considerarmos o uso diário de um ciclo básico de 40 minutos, o equipamento consome em média 30 kWh por mês.

Algumas linhas de lavadoras já avisam sobre a redução de consumo, chegando até mesmo a 6 vezes menos o consumo de uma lavadora comum, portanto, atente-se a essas marcas.

Tamanho

Uma das grandes preocupações é com relação a instalação, afinal, quanto mais serviços possui uma lavadora, maior precisa ser o seu tamanho. A largura de uma lavadora pode variar bastante, então é importante verificar os espaços disponíveis na casa, antes de comprar.

Geralmente as lava-louças têm em torno de 44 cm a 60 cm de largura. Alguns modelos podem ser mais quadrados e outros mais retangulares, o que facilita a adaptação em alguns espaços. Alguns modelos de 14 serviços podem chegar a até 90 cm de altura.

Há também outro ponto a se considerar: existem lavadoras de bancada e lavadoras de embutir. A depender do formato da sua cozinha, aquele espaço vazio entre os móveis pode ser utilizado para embutir seu aparelho.

Lembre-se: antes de comprar, verifique a altura, largura e comprimento disponíveis no lugar em que sua máquina será instalada, assim como o tipo de instalação, se é embutida ou na bancada.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu os pontos principais a serem verificados quando se fala em comprar uma boa máquina de lavar louça. Há que atentar-se a realidade de sua casa, a quantidade de pessoas que nela vivem, no espaço que você dispõe para a instalação e na quantidade de energia gasta pela máquina.

Agora, você está pronto para dar esse grande passo em busca da melhoria e otimização da sua casa. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que iremos te responder! Para receber as melhores dicas de eletrométricos, continue acompanhando o nosso site.

Fonte:

Deixe seu comentário