Portal da Cidade Foz

economia

Saiba quais foram os setores que cresceram no Brasil durante a pandemia

Os mercados que cresceram no Brasil ao longo desse tempo foram diversos, mas hoje lhe trazemos três exemplos.

Publicado em 18/11/2022 às 10:17
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/Divulgação )

A pandemia representou um abalo econômico para inúmeros setores, mas outros encontraram, ao longo desse tempo divergente, um espaço para a progressão. Venha conhecer setores que cresceram no Brasil durante a pandemia.

Uma questão mundialmente discutida diz respeito aos métodos de proteção das populações ao longo da crise de saúde da Covid-19 e ao modo como algumas das estratégias adotadas – como o confinamento obrigatório – tiveram efeitos nocivos para a economia familiar e global.

No Brasil, a crise gerada pela pandemia se nota em inúmeros setores. Ainda assim, para outros, a pandemia acabou surgindo como uma janela de oportunidade que motivou seu crescimento.

As políticas de saúde preventiva e o fato de as pessoas terem ficado em suas casas durante tanto tempo fez com que muitos negócios digitais acabassem prosperando, com uma procura mais intensiva por parte dos brasileiros, nesse momento de isolamento.

Os mercados que cresceram no Brasil ao longo desse tempo foram diversos, mas hoje lhe trazemos três exemplos mais proeminentes de negócios que, ao longo do tempo da pandemia do Covid-19 acabaram crescendo em nosso país. Venha conhecer esses exemplos.

1. Jogos eletrônicos

Há cada vez mais gamers no Brasil e, em parte, isso se deveu também à pandemia e aos modos como o entretenimento contribuiu para unir as pessoas e as manter intelectualmente ativas ao longo dos meses de confinamento.

Hoje, videogames como os MOBA permitem que exista contato efetivo entre as pessoas, ao mesmo tempo que cria dinâmicas emocionantes de diversão, o que justifica o aumento da procura numa época em que as pessoas ficaram fechadas em suas casas.

No entanto, aqui, não falamos apenas dos videogames. As mesmas motivações e a busca por entretenimento online, para combater o tédio e a solidão geradas pelo confinamento também motivou muitas pessoas a iniciarem rotinas de jogo em plataformas de cassino online ou a explorarem seu amor pelos esportes de um modo distinto, através da aposta esportiva, por exemplo.

2. Compras online

O comércio online também obteve resultados positivos durante o tempo de pandemia, se estimando que as compras online tenham aumentado em 27% no Brasil.

Ainda que a segurança da prática tenha sido um dos motivadores deste aumento, o fato é que os novos recursos também tiveram seu contributo para incentivar as pessoas a fazer compras dessa forma.

O surgimento de vários aplicativos de lojas online, destinados a celulares, foi um dos motivos que fez com que mais pessoas se rendessem também a esse modo de consumo.

3. Serviços de delivery

A entrega de refeições e compras em casa representa um setor relativamente recente e também um dos que mais cresceu por conta do confinamento no tempo da pandemia.

O hábito criado nesse tempo, de pedir compras e lanches através de aplicativos, fez com que as empresas com serviços de delivery tivessem um crescimento sem precedentes.

Mesmo após o confinamento, esse hábito parece se manter nas rotinas de um grande número de pessoas, que continuam recebendo seus pedidos em casa.

Fonte:

Deixe seu comentário