Portal da Cidade Foz

UniAmérica

1º Centro Universitário Comunitário do Paraná é inaugurado em Foz do Iguaçu

Solenidade reuniu autoridades, imprensa, alunos e professores da instituição de ensino.

Publicado em 05/08/2018 às 07:24

(Foto: Divulgação/Hidalgo Gomes)

Com mais autonomia para produção científica e criação de novos cursos, a UniAmérica se consolida como o 1º Centro Universitário Comunitário do Paraná.  A solenidade de inauguração foi realizada na noite de quinta-feira (02), em Foz do Iguaçu, com a participação de alunos, colaboradores, professores, parceiros e imprensa. 

O reitor da UniAmérica, Ryon Braga, ressaltou que esta é uma importante conquista para toda a comunidade iguaçuense. “Acreditamos que essa região da tríplice fronteira tem um potencial incrível para desenvolvimento e ser um exemplo para o mundo em diversas áreas, como a educação”, finaliza.

“É projeto revolucionário”, comentou o coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Mário Candido de Athayde Júnior, que ainda gratificou a direção do Centro Universitário pelos trabalhos educacionais. “É preciso que as universidades tradicionais trabalhem de maneira mais articulada com as necessidades da contemporaneidade. E a UniAmérica já está trabalhando nesse horizonte. Por isso, o sistema estadual de educação parabeniza a instituição pelo ineditismo”.

O evento também contou com a participação do Secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos, Gilmar Piolla, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Souza Lima e a Coordenadora Executiva da Universidade Corporativa Itaipu (UCI) Elizete Medeiros, representante do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu. Ao fim da cerimônia, o novo capítulo da instituição foi celebrado com um show pirotécnico.

A nova titulação abrange os trabalhos desenvolvidos com a comunidade por meio de projetos, atividades e cursos realizados com ONG’S, instituições, empresas e associações.

Como Centro Universitário, o corpo docente da instituição cresce em nível de excelência, implicando diretamente em uma melhor formação para os acadêmicos. A UniAmérica continua sendo também, o 1º Centro Universitário Comunitário com metodologia 100% ativa da América Latina.

O novo título também engloba os cursos de pós-graduação nas diferentes áreas do conhecimento ofertados. A conquista marca uma nova etapa para o Centro Universitário UniAmérica, que já investe ativamente em ações com a região e na criação de cursos que estejam de acordo com as exigências atuais do mercado de trabalho. 

A UniAmérica continua sendo uma instituição de ensino sem fins lucrativos, focada no desenvolvimento de profissionais proativos e agora, com mais atenção e dedicação na criação de novos empreendimentos para atender os acadêmicos e região.

Integração e desenvolvimento 

Sendo uma instituição comunitária, o principal foco da UniAmérica está no progresso regional e na educação. Por isso, o Centro Universitário conta com os Projetos Integradores, desenvolvidos para estimular a criação de soluções criativas, inovadoras e originais para os desafios reais apontados por empresas, instituições ou órgãos governamentais.

Como exemplo, recentemente alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental desenvolveram móveis sustentáveis para o Lar do Velhinhos. Nessa ação, foram entregues mesas, bancos e prateleiras para ajudar na comodidade dos moradores do lar.

Outro projeto importante é a parceria com a Incubadora Santos Dumont do Parque Tecnológico Itaipu. Com uma sede própria dentro da UniAmérica, a incubadora prepara as criações dos alunos, professores e egressos para serem desenvolvidos e lançados no mercado.

Fomentando ainda mais o relacionamento com as empresas e associações da região, a UniAmérica também conta com o Portal de Desafios e Soluções. Em uma plataforma de fácil e rápida navegação, interessados podem cadastrar suas demandas ou necessidades, que poderão ser resolvidas por meio de programas acadêmicos.

Neste ano, a instituição inaugurou o CIS - Centro Integrado de Saúde, que funciona como um espaço para a produção de conhecimento apresentando um contexto que possibilita o estudo de práticas renovadas quanto à profissão. O CIS oferece acessibilidade para a população aos serviços de saúde, com baixo busto ou gratuitos. 

Fonte:

Deixe seu comentário