Portal da Cidade Foz

educação

A importância da aula prática e do laboratório na educação superior UDC

O Centro Universitário UDC oferece mais de 120 laboratórios. São 74 opções de cursos em todas as áreas do conhecimento.

Publicado em 10/07/2019 às 08:22

(Foto: Divulgação )

O Centro Universitário UDC busca constantemente aperfeiçoar os processos educativos para aliar educação à inovação, criatividade e modernização. Uma maneira de alcançar esse objetivo é transformar o aluno em sujeito da ação de aprender através da prática em laboratórios. A UDC busca sempre o diferencial em estrutura e corpo docente.

Entra aí o uso dos mais de 120 laboratórios da UDC em mais de 70.000 m² de área construída na soma dos espaços. Os locais são importantes instrumentos de pesquisa e permitem aos alunos experimentarem situações problematizadas e vivenciarem a teoria trabalhada em sala de aula de forma palpável. “A base da educação é a pesquisa, com ela é possível desenvolver conhecimentos inovadores e sempre renovados. Dessa forma, ao experimentar na prática, o aluno inclui a sua própria interpretação, formulação pessoal, aprende a aprender e a pensar”, explica a Reitora do Centro Universitário Professora RosiclerHauagge do Prado.

As metodologias aplicadas pelos Professores do Centro Universitário UDC nos laboratórios, permitem que os universitários complementem a forte carga teórica vista em sala de aula. Segundo o Pró-reitor Profº. Dr. Fábio Prado a internacionalização da instituição contribui para esse cenário. “Aprendemos muito com as experiências internacionais”.

Engenharias e Arquitetura

O Centro de Estudos e Pesquisas – CEPE, reúne os laboratórios das Engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica e da Arquitetura & Urbanismo. No CEPE encontra-se um dos únicos Pórticos de Reação disponíveis no Paraná.

Direito e Informática

Os estudantes de Direito atuam em casos reais sob a supervisão dos Professores no Núcleo de Práticas Jurídicas. Entre os Laboratórios de Informática, mais de 600 computadores e ainda o Laboratório de Robótica.

Agronomia 

Para os Cursos do Campo como Agronomia duas Áreas Experimentais: Chácara das Goiabeiras e Fazenda Amizade, além de uma Casa de Plantas, Laboratórios de Química, Microbiologia, Eletrônica, Usinagem, Metrologia, Materiais Mecânicos e mais.

Clínicas 

A prática é exercida com responsabilidade social nas Clínicas Escolas de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Estética & Cosmética. Todas as Clínicas são amparadas com dezenas de laboratórios específicos para o funcionamento.

Odontologia

O Curso de Odonto da UDC é o único do extremo oeste do Paraná. Os estudantes praticam em um ambiente com 18 consultórios completos, equipamentos novos e modernos, possibilitado a todos os estudantes o contato com a realidade.

Farmácia 

O Curso de Farmácia oferece aos seus estudantes laboratórios em todas as áreas de atuação do futuro profissional.

Medicina Veterinária e Ciências Biológicas

Os estudantes acompanham consultas e cirurgias reais na Clínica Escola de Medicina Veterinária. No local, são disponibilizados dois Centros Cirúrgicos completos sem precedentes na região. Além de Laboratórios de Patologia Veterinária, Semiologia, Parasitologia, Sala de Raio X, Sala de Ultrassom, Sala de Recuperação Anestésica, Sala de Anestesia, Farmácia e laboratórios multidisciplinares como Laboratório de Anatomia Veterinária e Laboratório de Zoologia Geral e todos do LIMA.

Comunicação

Os cursos de Comunicação oferecem uma emissora de TV, laboratório de Fotografia, Rádio, Web e uma Agência Experimental de Publicidade e Propaganda.

Fonte:

Deixe seu comentário