Portal da Cidade Foz

Retorno

Alunos da rede municipal de Foz do Iguaçu voltam para as salas de aula

Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, escolas receberão as crianças de forma escalonada até 12 de julho.

Publicado em 28/06/2021 às 01:17

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Mesmo com as baixas temperaturas no início da manhã desta segunda-feira (28), os alunos da rede municipal de ensino estavam animados com o retorno às salas de aula. Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Educação, a retomada será gradativa e nesta segunda acontece para alunos dos 1º e 2º anos das 50 escolas e turmas do Infantil 5 em 38 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). 

Para as cinco escolas que já tinham retomado o atendimento presencial em maio (Josinete Holler, Papa João Paulo I, Jardim Naipi, Osvaldo Cruz e Princesa Isabel), o retorno aconteceu para alunos dos 1º, 2º e 5º anos. A previsão é que até o dia 12 de julho, o atendimento seja normalizado com todas as turmas nas escolas e CMEIs. 

“Todas as escolas estão organizadas desde o ano passado e seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19. As crianças estão voltando animadas e conscientes das normas de segurança. Acreditamos que assim como foi no projeto-piloto, este retorno será tranquilo e logo todos estarão adaptados à nova realidade”, disse a secretária de Educação, Maria Justina da Silva. 

As unidades de ensino podem funcionar somente com 50% da capacidade das turmas, por isso o modelo híbrido – com aulas presenciais e remotas – será utilizado novamente. “As turmas intercalam uma semana no presencial e uma semana com ensino remoto. A maioria dos pais optou por enviar os filhos às escolas, mas até o dia 10 eles podem decidir em manter as atividades remotas ou retornar ao presencial”, comentou Justina. 

Expectativa

Aluno do 5º ano da Escola Municipal Josinete Holler, Christian Medeiros estava muito animado com o retorno das atividades presenciais. “Queria voltar, encontrar meus amigos e meus professores. Estudar em casa é legal, mas na escola é muito melhor”, afirmou.

A diretora da instituição, Alexandra Miranda, disse que, apesar do frio, a grande maioria das turmas estava completa. “A vontade de reencontrar os colegas foi maior e quase todos os alunos vieram. Estamos felizes com esse retorno e continuaremos monitoramento diariamente a rotina dos alunos”. 

Cronograma

O retorno dos alunos seguirá de forma escalonada, dentro dos protocolos de prevenção da Covid. No dia 05 de julho está previsto o retorno dos 5° anos em todas as escolas e do Infantil 4 nos CMEIs, além das classes especiais e sala de recursos. A previsão é que até o dia 12 de julho, o atendimento seja normalizado com todas as turmas nas escolas e CMEIs. Crianças de seis meses a três anos ainda não voltarão aos centros de educação. 

O retorno às salas de aula foi possível devido à vacinação de todos os profissionais da educação contra a Covid-19. Mais de 7 mil trabalhadores já receberam pelo menos a primeira dose do imunizante.

Fonte:

Deixe seu comentário