Portal da Cidade Foz

Ciência

Alunos da rede municipal são destaques na 3ª edição da Ficiência Kids

Evento promovido por Itaipu e PTI reuniu projetos de treze escolas e dois Cmeis do município.

Publicado em 29/10/2022 às 09:04

(Foto: Kiko Sierich/PTI)

A rede municipal de ensino esteve representada por dois Cmeis (Centro Municipais de Educação Infantil) e treze escolas na 3ª edição da FIciencias Kids, a modalidade destinada ao público infantil dentro da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), promovida pela Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

Nesta quarta-feira (26), os pequenos cientistas puderam expor seus projetos no evento, realizado no Hotel Golden Park. Ao todo, 25 projetos de alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) foram apresentados ao público.

Entre eles estava o projeto “PANC na nossa alimentação”, sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais, desenvolvido pelos alunos do 5º ano da Escola Belvedere, sob a orientação das professoras Andreilcy Alvino Borba e Joslaine Paes Nunes.

O projeto nasceu da necessidade de responder a curiosidade dos alunos em relação às plantas que podem ser consumidas. O trabalho teve como pergunta inicial: “Será que toda folha pode ser salada?”. Entre os objetivos estão estimular a inserção das PANCs na alimentação dos alunos, fomentar e ampliar a alimentação saudável, compreender a diferença entre as plantas convencionais e as não convencionais, e conhecer a flora brasileira.

A iniciativa tem ainda como propósito a implantação de uma horta escolar PANC, impactando positivamente a vida dos alunos por meio de uma consciência ambiental e alimentar. Os alunos também apresentaram projetos sobre o movimentos do planeta e suas consequências; os alimentos e suas vitaminas; reciclagem de papel; sustentabilidade; maio amarelo, entre outros.

O objetivo da FIciencias Kids é promover a cultura científica, estimular e incentivar talentos, e ser um local de integração e de troca de experiências entre estudantes e professores. O espaço é uma oportunidade para a apresentação de soluções criativas e inovadoras que contribuem para a evolução da educação, além do compartilhamento de melhores e mais assertivas práticas de ensino aprendizagem.

FIciências

Já consolidada como referência da promoção da cultura científica, a FIciencias 2022 segue até sexta-feira (28) no Hotel Golden Park em Foz do Iguaçu, reunindo alunos da rede pública e privada de ensino. O evento é promovido pelo PTI-BR e pela Itaipu Binacional, em parceria com as universidades UEL, UEM, Unicentro, UFFS, UTFPR e Unila. 

Fonte:

Deixe seu comentário