Portal da Cidade Foz

Volta às aulas

Aulas nas escolas de Foz do Iguaçu voltam na próxima terça-feira

Quase 20 mil alunos voltam às aulas nas 51 escolas do município.

Publicado em 30/01/2018 às 22:11

(Foto: Divulgação/PMFI)

Cerca de 20 mil alunos voltam às aulas nas 51 escolas da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu na próxima terça-feira (6). Os 37 centros de educação infantil (CMEIS) também retomam as atividades com 8.300 crianças de até 5 anos matriculadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), o retorno às salas de aula será marcado por muitas brincadeiras, nova decoração das salas e lanchinhos especiais. “Cada escola faz sua atividade de recepção. Tudo para que os pais fiquem tranquilos e as crianças sintam-se acolhidas”, disse o secretário de educação, Fernando Ferreira Lima. 

Ainda nesta semana, equipes da prefeitura trabalham para deixar tudo pronto para o inicio do ano letivo, com limpeza dos ambientes, corte de grama em algumas unidades e pequenos reparos. Pais e responsáveis que não tenham feito a matricula dos filhos poderão já na segunda-feira (5), procurar a instituição para efetivá-la. 

Novos Professores

Segundo o secretário de educação, o ano letivo de 2018 terá três focos de atuação: o aperfeiçoamento das estruturas físicas, o reaparelhamento dos espaços e a renovação do quadro de servidores com abertura de concurso público para professores do Ensino Fundamental. “O ultimo concurso foi em 2016 e todos os candidatos aprovados assumiram as respectivas vagas. No entanto, os novos professores aprovados devem suprir a demanda de servidores que se aposentam este ano e preencher o cadastro reserva para a Secretaria de Educação”, explicou Fernando. 

Neste mês a Prefeitura também convocou os candidatos aprovados no Concurso Público para os cargos de Agente de Apoio e Professor de Educação Física Nível 2. Dos 365 aprovados para o cargo de Agente de Apoio dos CMEIS, 309 já foram chamados. 

Já para o cargo de Professor de Educação Física Nível 2, foram 48 aprovados e todos chamados para habilitação. Estes profissionais vão reforçar as equipes pedagógicas da Rede Municipal e iniciam suas atividades na próxima semana. 

CMEIS 

Além de zerar a fila de espera dos CMEIS no ano passado, o município disponibiliza atualmente 380 vagas para a educação infantil, e no segundo semestre deste ano abrirá novas vagas com a inauguração de três novos centros de educação infantil nas regiões do Cidade Nova, Jardim São Roque e Três Lagoas. 

“Cada um dos novos CMEIS tem capacidade para atender até 200 crianças, mas ainda faremos estudos em cada região para saber se o atendimento será integral ou em meio período”, explicou o secretario. 

Hoje, 660 crianças de 0 a 3 anos estudam em período integral na Rede Pública. Destas, 210 estão matriculadas no CMEI Rubem Alves, no Jardim São Paulo, o primeiro polo de educação integral do município, inaugurado no ano passado. 

Convênios 

Ainda no ano passado a Secretaria de Educação ampliou em 60% o repasse das subvenções para as nove entidades conveniadas que prestam serviços nas áreas de educação infantil e especial. O valor da subvenção repassada às escolas e CMEIS também aumentou, de R$ 2,50 por para R$ 5,00 por aluno. "Esse recurso será administrado pela comunidade escolar na realização de pequenos reparos e na provisão e custeio de ações importantes para o dia-a-dia da unidade de Ensino", concluiu o Secretário Fernando Lima.


Fonte:

Deixe seu comentário