Portal da Cidade Foz

Terceira idade

Centro Universitário UDC inaugura escritório Brasil AIUTA em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é a primeira cidade a ter o escritório que atende a população gratuitamente.

Publicado em 30/10/2018 às 05:38

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em todo o mundo mais de 10 milhões de estudantes participam das Universidades da Terceira Idade. O Centro Universitário UDC, em parceria com a Universidade de Toulouse na França, inaugurou na segunda-feira (29), o Escritório Brasil da Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade – AIUTA, Foz do Iguaçu é a primeira cidade a ter o escritório que atende a população gratuitamente. 

O Centro Universitário UDC e Faculdades sempre desenvolveram atividades com a terceira idade nas mais diversas áreas como fisioterapia, enfermagem, direito, ciências contábeis, psicologia, e muitos outros cursos com palestras, extensões e workshops. A abertura do escritório é um ponto a mais no trabalho já desenvolvido.  

O Presidente Mundial da AIUTA, Profº. Phd. François Vellas falou sobre a importância da ação. “A tríplice fronteira é um diferencial maravilhoso. Eu represento a Universidade de Toulouse, temos mais de 800 anos, e sabemos que podemos nos associar com a UDC com tranquilidade, pois é uma instituição séria e comprometida com o que faz”, disse Vellas.   

A Reitora do Centro Universitário UDC Profª. Rosicler Hauagge do Prado e o Vice-Reitor Dr. Acir Amilto do Prado participaram da cerimônia e salientaram que o trabalho de internacionalização realizado pelo Pró-reitor do Centro Universitário e conselheiro da AIUTA no Brasil Profº. Dr. Fábio Prado foi de grande importância na avaliação do Ministério da Educação – MEC, no início do mês, que deu nota máxima à Instituição. 

Fábio Prado explicou o funcionamento do escritório. “O escritório serve como mais um ambiente de orientação e incentivo, para unir a comunidade acadêmica e a terceira idade. Então, quem tiver ideias para cursos e não sabe como colocar em prática por exemplo, pode procurar o escritório que vai encontrar esse apoio”.  

Os próximos cursos serão em novembro, Informática e Plantas Medicinais. Para se inscrever basta procurar a secretaria da UDC Empresarial com os documentos pessoais. Não há custo algum para os participantes. “Cada vez mais queremos fazer pequenas ações que trazem resultados satisfatórios e, principalmente colocam na cabeça dos jovens a importância de participar de atividades que envolvam a terceira idade”. 

Em sua fala, o Presidente da AIUTA comentou sobre a inclusão do idoso na educação ser o ponto mais importante de todo o trabalho. “O idoso não pode parar suas atividades, e a universidade vem para oferecer esse conhecimento acadêmico e científico aos estudantes”. 

Representantes de idosos de Foz estiveram na cerimônia, entre eles o coordenador Eudes Santos Nascimento e a presidente do Conselho do Idoso de Foz do Iguaçu, Rosangela Resende Rosin que falou da iniciativa. “Estou maravilhada! Quero parabenizar a UDC, tem tudo a ver. Nossos idosos merecem isso. Muitos idosos me procuram, pois, as vezes querem ligar o computador para conversar com os amigos e a UDC oferece cursos gratuitos, é um grande sucesso”. 


Fonte:

Deixe seu comentário