Portal da Cidade Foz

educação

Colégio Árabe Brasileiro vai encerrar as atividades após 21 anos na fronteira

Comunicado foi feito nesta quarta-feira (20). Foz do Iguaçu abriga a segunda maior comunidade árabe do Brasil.

Publicado em 21/11/2019 às 07:29
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

O Colégio Árabe Brasileiro, localizado anexo à Mesquita no Jardim Central, encerrou nesta terça-feira (19) as atividades após 21 anos de funcionamento em Foz do Iguaçu.

“Temos enfrentado ao longo do tempo, uma série de dificuldades, às quais temos resistido das formas mais variadas, no entanto, a dificuldade maior tem sido o desinteresse e a falta de apoio da própria comunidade árabe à qual o Colégio atende”, disse o diretor Hoda Mustapha El Smidi, em carta aberta.

“Apesar da nossa decepção, sabemos que fizemos tudo que foi possível para evitar esse desfecho”, afirma. Foz do Iguaçu abriga a segunda maior comunidade árabe do Brasil, com aproximadamente 25 mil pessoas.

Abaixo à integra do comunicado:

COLÉGIO ÁRABE BRASILEIRA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

Carta Aberta à Comunidade de Foz do Iguaçu

Por tratar-se de assunto de interesse coletivo, o Colégio Árabe Brasileiro vem, através desta carta, informar o encerramento das atividades escolares no dia 20 de dezembro de 2019.

O Colégio Árabe Brasileiro vem atuando seguindo toda a regulamentação prevista em Deliberações do Estado do Paraná, há 21 anos, desde 1998, posicionando-se como um espaço de formação de cidadãos árabes e brasileiros, conscientes, responsáveis e críticos. Retrata também a trajetória que vem sendo percorrida por essa comunidade, na consolidação do desejo de uma educação de qualidade em todos os níveis e modalidades de ensino. O Colégio visa a atuação individual e coletiva na sociedade, buscando modificar os rumos que ela vai seguir, nos seus aspectos políticos e nos aspectos pedagógicos, como forma de organizar as atividades e os projetos educacionais que são necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Nosso Colégio não se restringe a uma instituição de ensino em toda a sua abrangência. Trata-se de um Colégio que representa para a comunidade árabe de Foz do Iguaçu, assim como para a comunidade iguaçuense como um todo, um lugar de “diferença”, um lugar que contribui enquanto referência identitária de valor simbólico inestimável, na medida em que proporciona um ambiente “misturado”( segundo fala de muitos de nossos alunos que se reconhecem como uma mistura do ser árabe e brasileiro), que recebe alunos oriundos de vários países, mais especificamente, alunos de países do Oriente Médio, como Líbano, Síria, Paquistão, Iraque e vários outros, proporcionando a estes a possibilidade e uma facilidade maior no processo de sentimento e pertencimento a uma sociedade. Portanto, sempre foi uma escola que possibilitou a identificação de membros da comunidade árabe com costumes, cultura e idioma de seus países de origem fortalecendo o sentimento de representatividade e pertencimento da comunidade árabe-brasileira à comunidade iguaçuense, e à comunidade brasileira como um todo.

Acreditamos que a educação das crianças seja feita, não somente e principalmente pela família, mas também pela escola e pela comunidade, oferecendo amor, ensinamentos e suporte.

Temos enfrentado ao longo do tempo, uma série de dificuldades, às quais temos resistido das formas mais variadas, no entanto, a dificuldade maior tem sido o desinteresse e a falta de apoio da própria comunidade árabe à qual o Colégio atende. Apesar da nossa decepção, sabemos que fizemos tudo que foi possível para evitar esse desfecho.

O fechamento do Colégio Árabe Brasileiro representa o insucesso da comunidade árabe de Foz do Iguaçu em preservar uma instituição de ensino, uma instituição educacional, que talvez represente um dos mais nobres instrumentos de formação de cidadãos críticos, éticos, responsáveis e transformadores.

Aos pais e à comunidade escolar que acreditaram em nós e que nos acompanharam nessa jornada, testemunhas e colaboradores dessa trajetória, nosso sincero muito obrigado!

Lamentamos o sentimento de orfandade experenciado por vários de nós.

Colégio Árabe Brasileiro

Foz do Iguaçu, 19 de novembro de 2019

HODA MUSTAPHA EL SMIDI

Foz do Iguaçu/PR – Jardim Central, Rua Palestina – 680

Fonte:

Deixe seu comentário