Portal da Cidade Foz

Educação

Colégio Educação Dinâmica realiza o IV Congresso de Astronomia

O evento vai até o dia 27 e reunirá palestras e oficinas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.

Publicado em 24/09/2018 às 05:21

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Começa nesta terça-feira (25) o IV Congresso de Astronomia do Colégio Educação Dinâmica. O tema deste ano é: “Explorando o Universo do Conhecimento”. O evento vai até o dia 27 e reunirá palestras e oficinas no Teatro Elias Hauagge e visitas ao Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho da Fundação Parque Tecnológico – PTI. Todas as ações têm por objetivo aproximar os estudantes ainda mais da astronomia.  

O evento é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. Essa é a última etapa do trabalho de pesquisa realizado durante todo o período de ensino no segmento. Na abertura será lançada uma Revista com 54 publicações Científicas, Artigos produzidos por estudantes dos 9ºs anos e Resumos por estudantes dos 8ºs anos. 

A Presidente do Grupo e Diretora do Colégio Educação Dinâmica, Profª. Rosicler Hauagge do Prado enfatiza a importância da iniciação precoce dos estudantes a Pesquisa Científica: “A iniciação científica começa cedo em nosso Colégio, essa revista representa a continuação da pesquisa e demonstra como nossos alunos estão preparados para os novos desafios que o mundo da pesquisa e do conhecimento propõe na era tecnológica”. 

A Coordenadora Geral do Colégio, Professora Kiwia Cardoso fala da importância do Congresso à formação dos estudantes. “Nossos alunos começam a realizar pesquisas científicas no 6º ano (com 10, 11 anos), no 7º entregam trabalhos e no 8º apresentam banners com resumos científicos durante o Congresso. A publicação dos artigos em um Periódico/Revista é a conclusão desta aproximação com o mundo científico-acadêmico”. 

Programação  

Depois do lançamento da Revista, os estudantes participarão da primeira palestra do evento com o Prof. Janer Vilaça, Coordenador do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho – PTI, que vai falar sobre “Nascimento, Vida e Morte das Estrelas: Evolução Estelar”. No período da tarde os alunos participarão de uma oficina sobre: “Tamanho do Sistema Solar”, com as monitoras educacionais do Polo Astronômico Carla Daiane Baião Lopes e Anne Paolle Jeziorny da Silva. 

Na quarta-feira (26), a palestra de abertura do evento será com o Profº. Doutor Reinaldo Cesar do Centro Universitário UDC e a Professora Mestre Jéssica Glória Batista Lenzi – UNILA. A dupla falará sobre: “Astronomia e os Avanços da Humanidade”. A segunda atividade da manhã será a apresentação de Resumos Científicos (Banners) dos alunos dos 8ºs anos. E a tarde, a oficina “Distância do Sistema Solar”, com as monitoras educacionais do Polo Astronômicos Anne Paolle Jeziorny da Silva e Liliane Lorenzini Trabuco.

Na quinta-feira (27) a primeira palestra será: “Medindo as Massas e os Pesos”, com o Profº. Mestre Julcimar Viapiana. Haverá a apresentação dos Resumos Científicos e uma oficina de Robótica com Prof. Thiago Marins de Queiroz. 

A depender das condições climáticas, os participantes farão visitas ao Polo Astronômico nos 3 dias de Congresso. 

Pratas da casa 

Além dos profissionais com bagagem, experiência e conhecimento, os estudantes poderão assistir duas palestras especialíssimas: “Buraco Negro” e “Telescópio Hubble”, ministradas por colegas do Colégio.

João Vinícios Lazzari, é aluno do 8° ano do Colégio e vai palestrar sobre “Buraco Negro”. João acaba de receber uma medalha de ouro nas OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE ASTRONOMIA, é destaque no tema.  

A segunda palestra é com o estudante da segunda série do ensino médio Eduardo Vieira Barbosa, que falará sobre “O Telescópio Hubble”. Eduardo tira sua inspiração de um ídolo com quem teve contato através de uma das visitas recebidas pelo Colégio, o Astronauta da NASA Dr. Albert Sacco Jr, que foi ao espaço na missão Columbia. 

Quando esteve no Brasil, conversou com os alunos do Colégio Educação Dinâmica. Dr. Albert Sacco falou sobre a viagem espacial e trouxe toda sua experiência para estimular os estudantes e mostrar que, com muito esforço tudo é possível. 

A visita do astronauta da NASA continua dando frutos no Colégio Educação Dinâmica. Na ocasião, o estudante e o astronauta conversaram por horas, debateram diversos temas. 

Entre as atividades do IV Congressos de Astronomia, serão lançadas as Revistas de Produção Científica, contendo artigos elaborados por estudantes do 9º ano do ensino fundamental II. 

Outra atividade, desenvolvida durante o ano e, que estará em exposição no evento será a produção de capacetes de astronautas da NASA. Os alunos pesquisaram sobre a vida e o trabalho dos astronautas e criaram capacetes com materiais alternativos. 


Fonte:

Deixe seu comentário