Portal da Cidade Foz

Educação

Curso de Antropologia da Unila recebe nota máxima em avaliação do MEC

Dos 29 cursos da UNILA, 16 já foram reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Publicado em 06/07/2018 às 21:31
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Unila)

O curso de Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), recebeu nota 5, em uma escala de 1 a 5, durante o processo de avaliação para a renovação do reconhecimento do curso, realizado no mês de junho de 2018. Este é o segundo curso da UNILA que recebe nota máxima, o primeiro foi Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento. De acordo com as informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cursos com conceito 5 são aqueles avaliados como de excelência, servindo como referência para os demais.

A avaliação, feita por docentes de outras instituições de ensino superior indicados pelo Inep, leva em consideração o perfil e o objetivo do curso, a estrutura curricular, as atividades desenvolvidas, o corpo docente e a infraestrutura universitária. O curso de Antropologia já tinha sido reconhecido com conceito 3, em 2014. Para o coordenador, Antonio De La Pena García, a elevação da nota se deve a melhorias na estrutura da Universidade como um todo, além do empenho do corpo docente e técnico do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), ao qual o curso de Antropologia é vinculado.

“Atualmente, 100% dos docentes de Antropologia são doutores. Todos têm uma alta produção acadêmica e são muito atuantes nas áreas de pesquisa, pós-graduação e extensão. Ou seja, nossos docentes têm um vínculo ativo e um envolvimento com a vida universitária que, certamente, impactam positivamente na qualidade do nosso curso e de nossos egressos”, destaca De La Pena.

Durante a visita, os avaliadores do Inep conheceram o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural (NIPPEI) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Língua(guem) e Interculturalidade (NIELLI), estruturas que desenvolvem atividades e estudos para diminuir a evasão e dar apoio às demandas pedagógicas dos docentes e alunos dos cursos do ILAACH. Os avaliadores também elogiaram o trabalho da equipe da Biblioteca da UNILA. “Nossos bibliotecários disponibilizaram, no acervo digital, a relação de livros do projeto político pedagógico, que estão disponíveis para acesso on-line. Os avaliadores elogiaram essa prática e pretendem recomendá-la para outras universidades”, disse o coordenador do curso.

Dos 29 cursos da UNILA, 16 já foram reconhecidos pelo Ministério da Educação. Além de Antropologia, o curso de Ciências Econômicas também obteve a nota máxima. Os cursos de Música; Cinema e Audiovisual; História – América Latina; Letras – Artes e Mediação Cultural; Ciências da Natureza; Ciências Biológicas; Saúde Coletiva; Ciência Política e Sociologia; Relações Internacionais e Integração; Geografia – Bacharelado; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil de Infraestrutura; e Engenharia de Energia receberam nota 4. Já Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar recebeu nota 3 no processo de reconhecimento.

O curso

O curso de Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana, da UNILA, está focado na formação de profissionais e pesquisadores atentos às temáticas relativas aos processos de dependência e da história colonial, à teoria pós-colonial, à exclusão decorrente das hierarquias sociais, aos movimentos sociais e aos processos de cidadania. O curso tem 129 alunos regularmente matriculados e 73 formados.

O egresso do curso está capacitado para prosseguir em estudos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de desenvolver diversas funções nos órgãos governamentais, no setor empresarial e em agências não governamentais, destacando-se atividades ligadas à gestão de projetos de promoção social, de produção cultural, de gestão, de proteção e de difusão de patrimônios culturais e naturais. Dentre suas competências, destaca-se a capacidade teórico-metodológica para definição e operacionalização de pesquisas empíricas orientadas ao conhecimento sistemático e aprofundado das práticas e dos valores culturais de coletivos humanos.


Fonte:

Deixe seu comentário