Portal da Cidade Foz

educação

Direito na UDC: conhecimento global, professores qualificados e acervo moderno

O corpo docente é um dos mais qualificados da região. 95% dos Professores são Mestres e Doutores, cobrindo todas as áreas do Direito.

Publicado em 09/02/2019 às 08:38
Atualizado em

(Foto: Divulgação/UDC)

O Curso de Direito do Centro Universitário UDC traz uma série de reforços no 1º semestre de 2019 para manter o constante reconhecimento, pela sua qualidade e importância para a comunidade iguaçuense. 

O corpo docente é um dos mais qualificados da região. 95% dos Professores são Mestres e Doutores, cobrindo todas as áreas do Direito. A novidade é a contratação de novos professores para intensificar as disciplinas com práticas, civil e penal especialmente, essas são as áreas que os estudantes mais optam para o Exame de Ordem. “Reforçamos ainda mais as atividades práticas em conjunto com as aulas teóricas, com a incorporação de novos professores com grande experiência acadêmica e profissional, entendendo ser o modelo mais adequado”, explica o Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário UDC, Profº. Mestre Luiz Miguel Barudi de Matos. A coordenadora Adjunta do Curso, Profª. Doutora Alexandra Barp Salgado complementa: “Trouxemos Professores com muito foco no Exame de Ordem nestas disciplinas, um reforço que vem com tudo no 1º semestre”.

Segundo os Coordenadores, todo o corpo docente segue todas as diretrizes da instituição, focando sempre no ensino de qualidade, projetos de extensão, projetos de pesquisa e auxílio ao acadêmico em todas as situações, práticas e teóricas. “Nossa atuação constante nesse sentido se deve à preocupação com a formação dos acadêmicos e exige esse acompanhamento, com objetivo de manter os padrões de qualidade e excelência alcançados pelo curso”, comenta o coordenador, e diz ainda que: “Outro diferencial são as atividades de pesquisa que vem sendo desenvolvidas, envolvendo professores e alunos na busca pelo conhecimento e inovação. Dessa forma, as expectativas para o início do semestre são as melhores possíveis”.

No que se refere à infraestrutura, o destaque é a biblioteca e o acervo 

Espaço do Direito ficou muito confortável. O Curso conta com uma Biblioteca bastante organizada, o acervo foi renovado, quase em sua totalidade, no 2º semestre de 2018. As obras com as últimas alterações legislativas, realizadas na transição de governo, serão adquiridas assim que as editoras disponibilizarem os materiais. “A legislação não para! Portanto não podemos ter uma biblioteca parada também, os livros estão lá para que os professores e estudantes utilizem, pesquisem, estudem no conforto da Biblioteca da UDC”, comenta a Professora Alexandra. 

No mesmo prédio da biblioteca está o Núcleo de Estudos Jurídicos, espaço para que os acadêmicos possam, juntamente com os professores, receber suas orientações para produção científica.

Extensão, Direito e a sociedade

Ainda nas primeiras semanas de 2019 terá início o projeto de extensão dos alunos do 10º período, Cartilha Contra o Bullying. Os alunos, sob orientação dos professores elaboraram uma Cartilha sobre Bullying e vão fazer palestras em colégios para orientar crianças e adolescentes sobre as responsabilidades ou danos que as condutas de bullying podem causar. “A cartilha foi produzida pelos acadêmicos do Curso de Direito, inclusive os desenhos, e tem a intensão de fazer uma interação maior dos nossos acadêmicos com a comunidade”, conclui a Coordenadora.     

Parcerias internacionais

As principais parcerias internacionais do Curso de Direito são com a Universidade Roma TRE na Itália e a Universidade de Coimbra em Portugal, duas universidades muito grandes e tradicionalíssimas na Europa. “Nós estamos alinhando o Congresso de Direito de 2019, bem como a possibilidade de um projeto de Pesquisa com nossas parceiras internacionais. Oportunidades para que nossos alunos recebam e façam esse estudo comparado entre as tendências das legislações europeias, com o que acontece aqui no Brasil”. 

Fonte:

Deixe seu comentário