Portal da Cidade Foz

Educação busca atender a todos os pedidos de vagas

Com o significativo aumento da demanda nos Centros Municipais de Educação Infantis, Secretaria cumpre normativas do Plano Nacional de Educação.

Publicado em 05/03/2015 às 02:03

A universalização das vagas para crianças de 04 a 05 anos até 2016, e a ampliação para o mínimo de 50% das vagas para as crianças de 06 meses até 03 anos, com limite de aplicação até o ano de 2024, são normas que os municípios brasileiros devem cumprir junto ao Plano Nacional de Educação (PNE). 
 
Em Foz do Iguaçu, atualmente a Secretaria de Educação mantêm o percentual de 29,12% para o índice de alunos até 03 anos. “O município está com média maior que a média nacional, que compreende 27%. Temos a expectativa de alcançar a meta já nos próximos anos. Em 2016 prevemos atingir 100% da ocupação de vagas no município para estudantes de 04 e 05 anos. Essa realidade é uma conquista da comunidade com o esforço da Prefeitura Municipal de Foz. Vamos cumprir as metas apesar das dificuldades financeiras, em virtude da economia nacional estagnada que têm seus reflexos no estado e no município. O prefeito Reni Pereira solicitou que se faça além do esperado”, afirma a secretária municipal de Educação Lisiane Sosa. 
 
Aumento da demanda
 
“Está sendo inevitável”, aponta a secretária. Mesmo com os problemas, a Educação Municipal tem ótimas estruturas físicas e equipamentos pedagógicos, uma equipe de excelente nível técnico, uniformes sendo distribuídos gratuitamente, merenda escolar de boa qualidade e transporte escolar que alcança vários bairros de Foz, atendendo ao município e as escolas estaduais. Nessa perspectiva, Foz vive hoje, o aumento da demanda por vagas na Educação Infantil. Os pais têm confiado seus filhos ao município. Não queremos decepcioná-los, mas precisamos de tempo e ajustes para oferecer o suporte adequado. A Lei do PNE nos dá essa garantia”, reitera a secretária.
 
Novos CMEI`s
 
Os novos Centros Municipais Infantis (CMEI`s): CMEI Ozires Santos no Bairro Profilurb I, CMEI Curitibano no Bairro Curitibano, CMEI Ariano Suassuna no Bairro Porto Meira, o CMEI Emilio de Menezes no Bairro Morumbi, o CMEI Érico Veríssimo no Jardim São Paulo e o CMEI Duque de Caxias no Bairro Morumbi e a Escola Josinete Holler na Vila A, logo que forem inaugurados ajudarão no atendimento da demanda.
 
“As reformas dos CMEI Pingo de Gente no Bairro Morumbi I, CMEI João de Aquino, CMEI Nilva de Jesus e CMEI Três Lagoas estão em andamento. A reforma do CMEI Julia Ferrais já foi concluída. Hoje, a Lei de Responsabilidade Fiscal, nos restringe a não ultrapassar o limite prudencial da folha de pagamento de pessoal. Estamos buscar alternativas para compor o quadro operacional dos CMEI`s,” finaliza a secretária. 

Fonte:

Deixe seu comentário