Portal da Cidade Foz

protesto

Educadores fazem ato em Foz durante renúncia de Beto Richa

Richa transmitiu o cargo nesta sexta-feira (6) para Cida Borghetti.

Publicado em 06/04/2018 às 08:05
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Educadores da base da APP-Sindicato/Foz fizeram ato público em frente ao NRE de Foz do Iguaçu (Núcleo Regional de Educação), nesta sexta-feira, 6, para marcar o momento da renúncia de Beto Richa (PSDB) ao cargo de governador do Paraná. Richa transferiu o cargo para Cida Borghetti (PP), em solenidade realizada nesta manhã, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Os servidores fixaram faixas na sede do órgão educacional, distribuíram informativo e conversaram com a população sobre os motivos do ato, denominado “Richa nunca mais!”. Os educadores soltaram fogos de artifício no momento em que o ex-governador fez a transmissão de cargo. O movimento ainda aconteceu na Capital do Estado e em cidades do interior.  

Principais antagonistas do Governo Richa, os educadores consideram a gestão tucana como uma das piores administrações que o Paraná já teve. A categoria responsabiliza Beto Richa pela violência contra os servidores em 29 de abril de 2015, durante a repressão ao movimento de greve, que feriu mais de 200 pessoas, na praça perto da sede do Governo do Estado.

“Beto Richa sai do cargo para entrar para a história como o pior governo para a educação pública do Paraná”, enfatiza Cátia Castro, presidenta da APP-Sindicato/Foz. “Será lembrado pela violência contra os educadores, pelo confisco do fundo de aposentadoria e pela retirada de direitos, pelas salas superlotadas e pelo fechamento de escolas e turmas”, frisa.

Aumento de preços

Conforme o secretário executivo de Saúde e Previdência da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges, em pouco mais de sete anos no cargo, Beto Richa acumulou medidas que prejudicaram o funcionalismo público estadual e a população do Paraná de modo geral. Ele cita o chamado “pacotaço” de 2014, que aumentou impostos de mais de 90 mil produtos.

“A medida tomada por Beto Richa para fazer caixa penalizou todos os paranaenses, principalmente os trabalhadores com renda mais baixa. Passamos a pagar mais caro pela alimentação e as tarifas públicas”, destaca Silvio Borges. “Richa aumentou o IPVA, o imposto dos veículos, em cerca de 30% do valor do tributo, sem apresentar benefícios para a população”, expõe.

Protesto estadual

Neste sábado, 7, entidades sindicais e organizações sociais realizam ato estadual em Curitiba, dentro da agenda que marca a transição política e administrativa no Estado. Educadores de Foz do Iguaçu e das cidades da região participam da manifestação, que terá panfletagem, passeata e outras atividades na região da Boca Maldita.

Fonte:

Deixe seu comentário